Poema "Operário Em Construção"
Casos: Poema "Operário Em Construção". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2162 • 7/4/2014 • 366 Palavras (2 Páginas) • 459 Visualizações
Analise do poema “O operário em construção”
O Poema “O operário em construção” de Vinicius de Moraes, descreve a rotina de um operário da construção da civil, que percebe sua própria consciência de classe, e luta bravamente por seus direitos dizendo “Não”. Neste poema podemos analisar que, a consciência de classe percebida por este operário, fez com que ele descobrisse seu próprio valor, e que tudo que estava sendo construído por ele, era sua escravidão e o enriquecimento de seu patrão. Portanto o patrão tentou através da violência atingi-lo, e lhe fez muitas promessas, mais este operário sabendo que tudo que estava sendo oferecido por ele, era feito por suas próprias mãos. Sendo assim mais uma vez ele disse “Não”.
Interpretação
Tudo ele desconhecia, sem ao menos saber que a casa que ele construía, sendo a sua própria liberdade, era sua escravidão. Tijolos ele empilhava, com suor e com cimento. Mas ele desconhecia que o operário faz a coisa, e a coisa faz o operário. De repente ele percebe, de que tudo naquela mesa, e ao seu redor, era ele quem fazia. E Tomado pela emoção, ele descobre a sua própria importância na sociedade, e passa a se comunicar com os outros operários. Ele via que eles quem produziam o riqueza de seu patrão. Enxergando aquela a desigualdade, ele diz Não. O patrão sem da muita importância a tudo que estava acontecendo, tentou os convence – lós. E tudo acabou em agressões, e mesmo assim o operário disse “Não”. E o seu sofrimento ea construção prosseguia, e o patrão vendo toda aquela violência tenta iludir este operário, com várias promessas lhe mostrando que viam em volta. Mais este operário sabendo que tudo que ali estava construído era de suas próprias mãos, e outra vez ele disse “Não”. O patrão enfurecido gritou, que tudo ele lhe dava, mais o operário retrucou dizendo que como ele poderia lhe da algum que já era dele. E um grande silencio se fez, e este operário ouviu a voz de todos seus irmãos, irmãos que morrem e por outros que viverão. E uma esperança sincera nasce em seu coração, de um homem podre e esquecido, mais consciente da sua participação “O operário em construção”.
...