TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Corpo Hídrico Lagoa De Imboassica Macaé RJ

Trabalho Universitário: Poluição Corpo Hídrico Lagoa De Imboassica Macaé RJ. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 4

Justificativa

O progresso da cidade de Macaé se deu ao longo do tempo com uma série de equivocos e contradiçoes no que tange aos cuidados para a preservação do meio ambiente. A bacia hidrográfica da Lagoa de Imboassica, nas últimas décadas absorveu grande parte da degradação ambiental da cidade, recebendo descarga de agúas servidas e de matéria sólida prejudicando o comportamento hidráulico e a qualidade da água e m consequência tem se a redução de sua lâmina d’água e promovendo o acumulo da camada de lodo. A Lagoa de Imboassica um dos principais patrimônios naturais do Município de Macaé tem sua importância por ser evidenciada pelas atividades que ela proporciona, como a pesca, a recreação e sua beleza. Mas ao longo dos anos ela tem sido submetida a diferentes formas de impactos antrópicos, os quais têm provocado alterações consideráveis de suas características naturais, comprometendo assim a possibilidade de seu uso múltiplo.

Para elencarmos os principais processos de degradação existentes na Lagoa de Imboacica realizou-se, inicialmente, um levantamento sobre a caracterização da área de estudo, por meio do reconhecimento da área pesquisada durante visitas ao local.

Palavras-chaves: Poluição; Causas; Consequências; Soluções;

As transformações ocorridas no município de Macaé com a instalação da Petrobras e das demais empresas petrolíferas foram muitas e em todos os aspectos:

econômico, estrutural, comportamental, ambiental. Isso tem refletido de maneira significativa na identidade da população nativa, que se encontra coadjuvante de um processo em que ela pouco interfere.

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolíferas: o caso de Macaé

Cap. 2-2: Denise Terra e José Henrique Ressiguier - Pag 152

O progresso das cidades nos coloca uma questão que devemos tratar como tema de estudo, devemos desenvolver um pensamento crítico para desenvolvimento sustentável observando principalmente a poluição hídrica que se dá em consequência de outras formas de poluição e ações antrópicas.

A bacia da Lagoa Imboassica (Figura 1) tem como principal curso d’água o Rio Imboassica, que nasce a aproximadamente a 12,9 quilômetros acima da lagoa. Este Rio drena para a Lagoa Imboassica que possui uma área de 3,26 km2 e profundidade média de 1,1 m (PANOSSO et al. 1998).

Figura 1: Carta-imagem do recorte da BH da Lagoa Imboassica, imagens de satélite Quickbird, 2007, e hidrografia IBGE, 1968.

A atração econômica da cidade de Macaé com a especulação imobiliária atingiu diretamente a bacia hidrográfica da Lagoa de Imboassica onde sofreu com aterramento para dar origem a empreendimentos industriais e diretamente na margem norte da Lagoa exatamente na década de 70 onde foi aterrada em 20% com isso resultando na redução de seu espelho d’água. Sobe este aterro surgiu o loteamento Mirante da Lagoa contribuindo para o assoreamento da bacia e também com o despejo de esgoto sem tratamento diretamente nas águas da Lagoa.

A poluição é um efeito indesejado do progresso das nações, ocorre de forma direta e indireta por ação degradante à qualidade do meio ambiente prejudicando a saúde da populaçao e seu desenvolvimento sócio econômico.

Degradação da qualidade ambiental resultantes de atividades que ou indiretamente: prejudiquem saúde, a segurança e o bem estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com