Poluição Do Ar
Trabalho Universitário: Poluição Do Ar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natalia.p • 6/3/2015 • 1.233 Palavras (5 Páginas) • 256 Visualizações
EMISSÕES GASOSAS
INTRODUÇÃO
Atmosfera é o invólucro gasoso da Terra, que se dispõe em camadas que se diferenciam pela temperatura e pela sua constituição.
Ar é um recurso natural, constituído por fina camada da atmosfera terrestre, a troposfera, onde se encontra 95% do ar atmosférico.
camada onde ocorrem os fenômenos atmosféricos
COMPOSIÇÃO DO AR
nitrogênio 78,11%
oxigênio 20,95% principais componentes do ponto de vista
gás carbônico 0,03% ecológico e biológico
argônio 0,9%
neônio, hélio, criptônio, xenônio, hidrogênio, metano, óxido nitroso
componentes em porcentagens menores
vapor d’água
ozônio
material particulado orgânico componentes variáveis (gotículas de líqui-
subprodutos de combustão dos e grande variedade de partículas sólidas hj
areia muito fina em suspensão)
ou seja,
a atmosfera não é composta somente por gases, apresenta uma porção líquida (elemento mais variável) → gotículas resultantes do vapor d’água, e uma porção sólida = MP que pode ser orgânica ( pólem, microrganismos, esporos, etc) ou inorgânica (areia, poeira, material de origem vulcânica, etc )
A porção da Terra que permite a proliferação da vida é denominada biosfera, que se estende por três camadas da superfície terrestre, ocupando-as parcialmente:
a litosfera – superficial,recobre a Terra, formada por rochas e solo ;
a hidrosfera – parte líquida, constituída por rios, lagos e oceanos ;
a atmosfera – camada gasosa, ar envolve as duas outras camadas.
A composição da atmosfera varia em função da parcela considerada.
G
ESTRUTURA DA ATMOSFERA
Classificação de acordo com a estratificação térmica, mais adequada do ponto de vista ambiental:
- troposfera → nessa camada têm origem praticamente todas as mudanças climáticas. Região de intensa movimentação dos componentes gasosos, única que tem contacto direto com os seres vivos. Nessa camada acontecem fenômenos relacionados com a poluição do ar.
Na troposfera a temperatura decresce aproximadamente 0,65ºC a cada 100m de altitude fenômeno denominado gradiente vertical de temperatura.
- estratosfera → também denominada ozonosfera. Camada rica em O3 ; protege a superfície terrestre da radiação UV proveniente do sol.
- mesosfera → camada mais fria da atmosfera.
- termosfera ou ionosfera → camada superior da
atmosfera, rica em gases oxigênio e hélio. Radiação
UV muito intensa, decompões as moléculas em íons
e átomos. Camada importante para as telecomunicações.
Vários dos componentes do ar estão relacionados
com as atividades antropogênicas. O homem tem causado
alterações nas proporções dos mesmos como resultados
de suas atividades, gerando efeitos nocivos ao ambiente
e aos seres vivos.
POLUIÇÃO DO AR
Poluição atmosférica é definida como a presença na atmosfera inferior de 1 ou mais poluentes em quantidade e duração tais que possam tornar-se prejudiciais à vida humana, vegetal ou animal.
“Entende-se como poluente atmosférico qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e quantidade, concentração, tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos, e que tornem ou possam tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde; inconveniente ao bem-estar público; danoso aos materiais, à fauna e flora; prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade”. (Resolução CONAMA 03/90).
Podemos dizer que existe poluição do ar quando ele contem uma ou mais substâncias em concentrações suficientes para causar danos à biota e a materiais. Essas concentrações dependem do clima, da topografia, da densidade populacional, do nível e do tipo das atividades industriais locais.
Numerosos esquemas de classificação podem ser utilizados para a variedade de poluentes que podem estar presentes na atmosfera. A determinação sistemática da qualidade do ar está restrita a um grupo de poluentes universalmente consagrados como indicadores
...