Poluição e Contaminação de Mananciais
Relatório de pesquisa: Poluição e Contaminação de Mananciais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: elainecoutto • 17/7/2014 • Relatório de pesquisa • 1.229 Palavras (5 Páginas) • 428 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL
POLUIÇÃO E CONTAMINAÇÃO DE MANANCIAIS
ELAINE MARIA DO COUTO
LUANA MARIA DO COUTO CORREA
Cuiabá
2011/1
ELAINE MARIA DO COUTO
LUANA MARIA DO COUTO CORREA
POLUIÇÃO E CONTAMINAÇÃO DE MANANCIAIS
Trabalho apresentado à Faculdade de Engenharia Ambiental da Universidade de Cuiabá, como exigência para a disciplina de Introdução a Engenharia Ambiental. Sob orientação da professora Lediane Ramos.
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC
FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL
CUIABÁ-MT
2011
[...] a água escorria das montanhas, brotava debaixo da terra, corria nos vales e atravessava cada uma das propriedades, como se, antes de todo o resto, fosse a água que lá estivesse.
Miguel Sousa Tavares – Rio das Flores (2008).
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................. 5
RESUMO DO TEXTO …................................................................................. 6
1.1 Poluição e Contaminação de Mananciais …......................................... 6
1.1.1 Conceito …..................................................................................... 6
1.1.2 Tipos de captação e seus efeitos sobre a qualidade de água........................................................................................................ 7
1.1.3 Captações superficiais …............................................................... 8
1.1.4 Captações subterrâneas................................................................
8
CONCLUSÃO.............................................................................................. 10
BIBLIOGRAFIA........................................................................................... 11
INTRODUÇÃO
Nosso objeto deste trabalho é fazer um resumo do texto Poluição e Contaminação de Mananciais. Nesse sentido, o tema foi escolhido porque com o homem e sua atividade industrial, apareceu a poluição ambiental. O descobrimento do fogo e a conseqüente poluição do ar, assim como a salinização e o esgotamento de terras agrícolas foram as causas do primeiros impactos negativos do homem sobre o meio ambiente.
Para tanto, este trabalho teve como objetivo observar e aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina estudada, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa.
No campo de métodos e técnicas utilizou-se pesquisa bibliográfica do livro Fundamentos de qualidade e tratamento de água do autor Marcelo Libânio, a qual compreende o relato do texto, bem como estudo da poluição.
Portanto, o presente trabalho é resultado da opção pela pesquisa bibliográfica e pelo texto proposto pelas acadêmicas do curso de Engenharia Ambiental referente ao assunto. Todavia, desejamos que, ao expormos os significativos elementos que constituem esta temática, possibilitemos ampliar e aprofundar as discussões necessárias para o seu conhecimento nas aulas de metodologia científica.
RESUMO DO TEXTO
1.1 POLUIÇÃO E CONTAMINAÇÃO DE MANANCIAIS
1.1.1 Conceito
Primeiramente faremos a distinção entre poluir e contaminar, sendo que poluir significa conspurcar, sujar, advindo do verbo latino polluere, ao passo que contaminar significa envenenar, infectar, também da origem latina contaminare.
A poluição “seria toda alteração produzida no meio aquático e neste viés o hipotético lançamento de água tratada no oceano poderia ser classificado como uma forma de poluição.”(LIBÂNIO, 2010, p.107)
Para o mesmo autor:
Poluição indica a ocorrência de alterações prejudiciais ao meio aquático e quando tais alterações colocam em risco a saúde dos elementos biota ou do ser humano que dele faz uso, a poluição passa denominar-se contaminação. Em outras palavras, pode-se poluir um copo d’ água sem necessariamente contaminá-lo, mas a ocorrência da contaminação como conseqüência de alguma ação antrópica estará sempre associada à poluição. (LIBÂNIO, 2010, p.107)
As alterações de origem antrópica na qualidade das águas naturais materializam-se, com óbvias sobreposições, em função do tempo e do espaço. Em relação ao primeiro, a poluição pode assumir caráter perene, acidental ou sazonal. O contínuo lançamento
...