Resumo Sobre Mananciais
Por: Leonardo Mello • 7/5/2020 • Resenha • 516 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
Manancial
Manancial é toda a fonte de água que é utilizada para o abastecimento. Podendo ser dívida em três tipos:
Água superficial: são os córregos, os ribeirões, os rios ou os lagos, isto é, os corpos de água formados pela água que escorre sobre a superfície do solo;
Água subterrânea: formada pela água que se infiltra e se movimenta abaixo da superfície do solo, ou seja, no interior da crosta terrestre, e que se manifesta por meio de nascentes, poços rasos, poços profundos, drenos etc. Pode pertencer ao lençol não-confinado ou freático, no qual a água mantém a pressão atmosférica, ou ao lençol confinado, onde a água está sob pressão, entre camadas impermeáveis do subsolo;
Água de chuva: água que se precipita em direção à superfície do planeta e é aproveitada antes que atinja essa superfície, durante as chuvas.
Qualquer um dos três tipos é diretamente ligado ao abastecimento de água no planeta, conhecida como ciclo hidrológico. Dentro do ciclo hidrológico existem as três formas de movimentação da água no planeta nos estados líquidos, gasosos e sólido.
As etapas podem ser identificadas em 3 etapas, a primeira dela é como precipitação onde a água evapora e retorna a superfície da terra em seu estado líquido, ou seja, como chuva. Ou sólido como granizo e neve.
Na segunda etapa identificamos a evapotranspiração que é divida em duas formas, primeira como evaporação, passagem da água superficial do estado líquido para gasoso, que depende diretamente da temperatura e umidade relativa do ar. E em segunda etapa a transpiração, processo pelo qual as plantas retiram a umidade do solo, por meio de suas raízes e liberam no ar em forma de vapor.
A terceira etapa consiste na infiltração, processo pelo qual a água infiltra o subsolo formando os lençóis de água subterrânea.
E o último é o escoamento superficial é o deslocamento sobre o terreno, por efeito da ação da gravidade, das águas vindas de precipitação, ou seja, chuva que não se infiltra no solo e que não retorna a atmosfera pela evapotranspiração. As formas mais conhecidas são córregos, rios e enxurradas.
Dentre todas as etapas, temos por volta de 0,3% de toda água no planeta disponíveis para utilização humana. Com base nisso fica claro a relevância de preservarmos os recursos hídricos disponíveis visando qualidade e quantidade. Mas tarefa que fica cada vez mais difícil com o crescimento populacional desenfreado comparado ao que temos disponível. Mesmo se não for alterado o total de chuva daquele ambiente e os cuidados não forem tomados para a sua permanência em boas condições de uso de uma determinada área. Desta forma é fundamental a importância para a vegetação para retenção de água nos continentes pois ela depende até da menor quantidade de água infiltrada no solo, onde são formados os poços e nascentes e a de ser a grande responsável pela perenidade dos corpos de água superficial. Portanto o desmatamento presente em todo planeta, pode trazer não só a escassez como também a desertificação de uma região inteira. Portanto, a preservação da vegetação, o uso e a ocupação adequados do solo nas bacias contribuintes influenciam diretamente na preservação da qualidade das águas dos mananciais.
...