Polímeros Na Construção Civil
Monografias: Polímeros Na Construção Civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticiamoita • 27/10/2014 • 923 Palavras (4 Páginas) • 2.211 Visualizações
Introdução:
O setor da construção civil sofre constantes mudanças, tanto no processo de construção como no tipo de materiais usados, sempre em busca de trababilidade e diminuição de custos. Para suprir às exigências do mundo atual, muitas empresas estão se empenhando cada vez mais procuraram melhorar a qualidade de seus produtos, como resistência, durabilidade e etc., reduzindo cada vez mais os seus custos finais.
No entanto o conhecimento da aplicação de polímeros na construção civil ainda não seja usado em todas as construções, existem produtos como canos de água, esgoto e calhas em PVC, telhas plásticas, tintas, condutores elétricos, janelas, portas, isolantes acústicos e outros, que já são aplicados há bastante tempo na construção civil.
Propriedades térmicas:
Além das propriedades térmicas que caracterizam os polímeros como termopláticos ou termofixos e das transições térmicas dos polímeros, pontos de muita importância na escolha dos materiais adequados para a aplicação como materiais de engenharia, destacam-se a baixa condutividade térmica e altos coeficientes de dilatação térmica linear quando comparados a materiais não poliméricos.
Resistência a intempéries e ações químicas:
As características mecânicas dos polímeros são muito sensíveis à natureza química do ambiente, ou seja, na presença de água, oxigênio, solventes orgânicos, etc.
Dentre as propriedades químicas mais importantes estão a resistência à oxidação, ao calor, às radiações ultra-violeta, à água, a ácidos e bases, a solventes e reagentes
Oxidação: Resistência aumenta em macromoléculas apenas com ligações simples entre átomos de carbono. Resistência é menor em borrachas rompendo as cadeias e na presença de ozônio. Ex: devido a centelhas elétricas nas imediações de tomadas se forma ozônio.
Calor: Resistência é maior abaixo da temperatura de transição vítrea. Resistência é menor frequentemente com a presença de oxigênio pela ruptura das ligações covalentes dos átomos nas cadeias macromoleculares. Ex: PVC.
Raios Ultra-Violeta: Resistência é menor em macromoléculas com dupla ligação entre átomos de carbono. Ex: Fissuras e rachaduras com a fragmentação do PP ou LDPE, expostos à luz do sol.
Umidade: Polímeros que absorvem água sofrem alteração de volume, podendo aumentar o peso do material. Resinas fenólicas, por exemplo, no caso de cura incompleta dos laminados, incham, mudam de tamanho e sofrem delaminação.
Ácidos: O contato com ácidos em geral, em meio aquoso, pode causar a parcial destruição das moléculas poliméricas. Ex: Resinas melamínicas e produtos celulósicos sofrem alteração em meio ácido mesmo diluído.
Bases: Soluções alcalinas, usualmente aquosas, em maior ou menor concentração, são bastante agressivas a polímeros cuja estrutura apresente certos agrupamentos como carboxila, hidroxila, fenólica e éster. Ex: Resinas fenólicas e epoxídicas.
Solventes e Reagentes: Quando as moléculas do solvente são mais afins com as do polímero do que com elas próprias, podem penetrar entre as cadeias macromoleculares, gerando interações físico-químicas. Forças inter-moleculares como pontes de hidrogênio, ligações dipolo-dipolo ou mesmo forças de Van der Waals, permitem a dispersão, a nível molecular, dos polímeros, isto é, sua dispersão.
Principais aplicações de polímeros na construção civil e alguns de seus benefícios:
- Instalações hidraúlicas prediais.
PVC, basicamente utilizado para a condução ou manuseio de água à temperatura ambiente. CPVC semelhante ao PVC, porém utilizado nas tubulações por onde passa água quente
- Instalações elétricas
O PVC é o único polímero aplicado na produção de todos os componentes elétricos, enquanto que o OS é aplicado com maior constância
...