Política de segurança da empresa
Tese: Política de segurança da empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lukes09 • 25/5/2014 • Tese • 938 Palavras (4 Páginas) • 222 Visualizações
Empresa :Construt ora
Números de funcionários : 50
CNAE 41.20-4
Turno da manhã ( 8h á 17h)
Data de vigência: 2 anos
Política de segurança da empresa
A Construtora Mastercon atua no ramo da construção civil,desde Setembro/ 1999, tendo como principais objetivos a qualidade nos seus serviços e a satisfação dos seus clientes
A Construtora Mastercon, estabelece como política a valorização do ser humano no desenvolvimento de suas atividades, produtos e serviços quanto aos aspectos relacionados a segurança e saúde, comprometendo-se a:
Adotar posturas de prevenção em todos os seus níveis Hierárquicos.
Identificar, eliminar e/ou minimizar os riscos significativos à segurança e saúde de seus colaboradores, prestadores de serviço e público em geral.
Identificar e atender requisitos legais aplicáveis à saúde ocupacional e segurança, associados aos seus processos, produtos e serviços.
Estabelecer objetivos e metas visando melhorar continuamente o desempenho do seu sistema de gestão.
“Responsabilidade de empregador e empregado das (NR)”
Empregador: implantar, em sua empresa, Programas de Conservação da Audição (PCA), que fazem o gerenciamento audiométrico, controlam a exposição e protegem o trabalhador individual e coletivamente. Os programas educam e instruem periodicamente todos os envolvidos, desde o trabalhador até o diretor-presidente e monitoram anualmente o desempenho de todas as etapas do próprio programa.
Trabalhador: cumprir rigorosamente todas as normas de segurança; evitar a exposição extra-ocupacional (o ruído social ou uma segunda ocupação), pois as exposições se somam; participar ativamente da implementação do PCA, com colaboração direta, críticas e sugestões; cuidar da própria saúde, evitando outras afecções que prejudiquem sua audição ou que o torne mais predisposto aos efeitos do ruído; colaborar e apoiar colegas de trabalho que já sejam portadores de alguma perda auditiva, no desempenho de suas funções.
PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA.
2. Objetivos
O Programa de Conservação Auditiva (PCA) tem como objetivo principal proteger a saúde do trabalhador, buscando prevenir danos ao sistema auditivo, decorrente de exposição a níveis de ruído excessivos.
Considerando a saúde auditiva, podemos citar alguns agentes que causam danos ao trabalhador, como o ruído, agentes químicos,radiações ionizantes, acidentes com traumatismo crânio-encefálicos, barotraumas e alérgenos. Assim, dentro do PPRA e do PCMSO,faz-se necessário a implementação do Programa de Conservação Auditiva (PCA).
QUAIS AREAS: “PCA”
Estruturas de concreto
Armação de aço
Serra circular manual
Martelete pneumático
Trabalhos com furadeira
Acabamento com cerâmica.
Processos de fabricação: EPIs AUDITIVOS QUALIFICAÇÃO DO EPI NR6- 6.5. O EPI, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser colocado à venda, comercializado ou utilizado, quando possuir o Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo Ministério do Trabalho e da Administração - MTA, atendido o disposto no subitem 6.9.3. (106.006-6 / I 2 ) TODO EPI DEVE POSSUIR CERTIFICADO DE APROVAÇÃO (C.A)
Quais os tipos de ruídos:
O ruído contínuo é o que permanece estável com variações máximas de 3 a 5 dB(A) durante um longo período. Exemplo: máquina trabalhando - furadeira ou britadeira em operação, o trânsito na cidade. O ruído intermitente é um ruído com variações, maiores ou menores de intensidade em períodos muito curtos. Exemplo: o alarme do rádio relógio ou alarme de carros. O ruído de impacto apresenta picos com duração menor de 1 segundo, a intervalos superiores a 1 segundo. Exemplo: o disparo de armas de fogo ou explosões em pedreiras.
QUAL O EQUIPAMENTO DE MEDIÇÃO UTILIZADO E SEU CIRCUITO DE COMPENSAÇÃO.
DECIBELÍMETRO OU MEDIDOR DE NÍVEL DE PRESSÃO SONORA
Os aparelhos mais modernos possuem memória com armazenamento de dados, os modelos mais simples ou antigos oferecem apenas a opção de leitura imediata dos níveis de ruído no visor.
DOSÍMETRO
É usado para avaliar o ruído no qual o trabalhador está submetido durante determinado período no ambiente de trabalho. Com o equipamento fixado no trabalhador ele permite a medição do ruído
...