Ponte De Macarao
Casos: Ponte De Macarao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roberthbrunno • 16/11/2014 • 969 Palavras (4 Páginas) • 249 Visualizações
Magnetismo
Al: Cássia
Nº: 3917
Turma: 304
Sumário:
- O que é magnetismo
- O que é o campo magnético terrestre
- Reversões do campo magnético terrestre
- Relação entre o campo magnético e os pólos
- A morte de pessoas em conseqüência da diminuição do campo magnético da terra
- As influências do campo magnético terrestre
- O que aconteceria se o núcleo do planeta terra parasse de girar
Introdução:
Ao decorrer do trabalho irei explicar sobre o magnetismo, o campo magnético terrestre e como ele é chamado no espaço, o mecanismo responsável pelas reversões magnéticas, como o campo magnético influencia as rotas aéreas, os GPS, os pólos, a morte de pessoas com marca passo em conseqüência da diminuição do campo magnético da terra, e o que se supõe que aconteceria se o núcleo da terra parasse de girar.
Desenvolvimento:
Em Física e demais ciências naturais, magnetismo é a denominação associada ao fenômeno ou conjunto de fenômenos naturais relacionados à atração ou repulsão observada entre determinados objetos materiais - particularmente intensas aos nossos sentidos nos materiais ditos ímãs ou em materiais ditos (ferro)magnéticos - e ainda, em perspectiva moderna, entre tais materiais e condutores de correntes elétricas - especificamente entre tais materiais e portadores de carga elétrica em movimento - ou ainda a uma das parcelas da interação total (Força de Lorentz) que estabelecem entre si os portadores de carga elétrica quando em movimento - explicitamente a parcela que mostra-se nula na ausência de movimento de um dos dois, ou de ambos, no referencial adotado.
O campo magnético terrestre assemelha-se a um dipolo magnético com seus pólos próximos aos pólos geográficos da Terra. Uma linha imaginária traçada entre os pólos sul e norte magnéticos apresenta uma inclinação de aproximadamente 11,3º relativa ao eixo de rotação da Terra. A teoria do dínamo é a mais aceita para explicar a origem do campo. Um campo magnético, genericamente, se estende infinitamente. Um campo magnético vai se tornando mais fraco com o aumento da distância da sua fonte. Como o efeito do campo magnético terrestre se estende por várias dezenas de milhares de quilômetros, no espaço ele é chamado de magnetosfera da Terra. A localização dos pólos não é estática, chegando a oscilar vários quilômetros por ano. Os dois pólos oscilam independentemente um do outro e não estão em posição diretamente opostas no globo. Atualmente o pólo sul magnético distancia-se mais do norte geográfico que o pólo norte magnético do pólo sul geográfico.
O mecanismo responsável pelas reversões magnéticas não é bem compreendido. Alguns cientistas produziram modelos para o centro da Terra, onde o campo magnético é apenas quase-estável e os pólos podem migrar espontaneamente de uma orientação para outra durante o curso de algumas centenas a alguns milhares de anos. Outros cientistas propuseram que primeiro o geodínamo pára, espontaneamente ou através da ação de algum agente externo, como o impacto de um cometa, e então reinicia com o pólo norte apontando para o norte ou para o sul. Quando o norte reaparece na direção oposta, interpretamos isso como uma reversão, enquanto parar e retornar na mesma direção é chamado excursão geomagnética.
As mortes em massa de pessoas que utilizam marca passo ocorrem devido a diminuição do campo magnético da terra, e quando isso acontece a radiação é mais intensa do que a normalmente ocorrida na terra, o que causa o mal funcionamento dos marca passos provocando a morte de várias pessoas.
Os pássaros perdem a direção e acabam batendo nos prédios e monumentos,
...