Pontes suspensas
Seminário: Pontes suspensas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FlaviaJost • 4/12/2013 • Seminário • 725 Palavras (3 Páginas) • 926 Visualizações
Pontes pênseis
De todos os tipos estruturais, as pontes pênseis ou suspensas, junto com as estaiadas, são aquelas que possibilitam os maiores vãos. Nelas o tabuleiro contínuo é sustentado por vários cabos metálicos atirantados ligados a dois cabos maiores que, por sua vez, ligam-se às torres de sustentação. A transferência das principais cargas às torres e às ancoragens em forma de pendurais é feita simplesmente por esforços de tração. Os cabos comprimem as torres de sustentação, que transferem os esforços de compressão para as fundações.
A ponte pênsil, segundo Mason (1977), quando sujeita a grandes cargas de vento, apresenta movimentos do tabuleiro que podem tornar o tráfego desconfortável e até perigoso e, por esta razão, exige-se que o tabuleiro seja projetado com grande rigidez à torção para minimizar este efeito.
Pontes estaiadas
As pontes estaiadas diferem das pontes pênseis principalmente na maneira como os cabos são conectados às torres. Nas pontes pênseis os cabos passam livremente através das torres e, nas pontes estaiadas os cabos são ancorados nas torres . O sistema estrutural consiste de um vigamento de grande rigidez à torção que se apoia nos encontros e nas torres de ancoragem e de um sistema de cabos retos esticados, denominados estais, partindo dos acessos do vigamento, passando sobre uma ou duas torres de ancoragem e dirigindo-se ao vão central para ancorá-lo e sustentá-lo.
As torres ou pilones podem ser projetadas com grande esbeltez, porque os estais transmitem apenas pequenas forças provenientes do vento e contribuem em muito para a segurança contra a flambagem. Segundo Mason (1977), em comparação com as pontes pênseis, as pontes estaiadas possuem pendurais mais rígidos, menor rigidez à flexão das vigas, maior eficiência com relação à carga móvel, não apresentam instabilidade aerodinâmica, seu tabuleiro pode ser de concreto armado ou protendido e apresentam menores flechas.
A torre em uma ponte estaiada, em comparação com a ponte pênsil, é responsável por absorver as forças de compressão. Em ambas as pontes, pênseis ou estaiadas, os cabos estão sempre sob tensão (tração).
Compressão
A força de compressão é exercida para baixo sobre a plataforma da ponte suspensa, mas como é uma plataforma suspensa, os cabos transferem a compressão para as torres, que dissipam essa força diretamente sobre o solo em que estão fixadas.
Tração
Os cabos de sustentação, indo de um ancoradouro ao outro, são os sortudos que têm de agüentar as forças de tração. Os cabos são literalmente esticados para suportar o peso da ponte e de seu tráfego. Os ancoradouros também estão sob tração, mas já que eles, assim como as torres, estão presos com firmeza no solo, a tração que eles sentem acaba sendo dissipada.
Treliças
Nas treliças, são relevantes dois tipos de forças:
• compressão: age para comprimir ou diminuir o objeto sobre o qual a treliça está agindo;
• tração:
...