Portfólio Acadêmico
Por: Gisiani Ribeiro Mendes • 22/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.213 Palavras (5 Páginas) • 137 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------------3
2 DESENVOLVIMENTO ----------------------------------------------------------------------------4
3 CONCIDERAÇOES FINAIS ----------------------------------------------------------------------7
4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ----------------------------------------------------------8
- INTRODUÇÃO
O tema relacionado no trabalho tem como finalidade de mostrar e entender os fatores como desenvolvimento motor, desenvolvimento físico, fisiológico e morfológico, ligados a Natação, a Iniciação do esporte e os acontecimentos durante os diferentes estágios de maturação da criança. Trazendo uma ampla visão de suas transformações durante as diversas fazes do crescimento. O objetivo desta pesquisa consiste em orientar os profissionais, para a abordagem de temáticas consideradas essenciais à prática do esportes e ampliando os métodos que tornam a pratica de outros esportes com uma visão mais prazerosa , mostrando seus benefícios .
- DESENVOLVIMENTO
Desde os mais remotos da humanidade, a natação tem uma pura e simples relação com nosso corpo. Muitos autores afirmam que ele é o esporte mais completo ,que desenvolve as capacidades físicas , como flexibilidade, resistência e força, movimentando todos os músculos e articulações, proporcionando benefícios físicos, terapêuticos e socias. aprimorando a coordenação motora, noções de espaço e tempo, preparo psicológico e neurológico .
Como a agua torna mais fácil os movimentos seus benefícios são mais completa, estimulando a respiração , por sua ampla capacidade de oxigênio, fortalecendo os músculos do tórax , diminui problemas cardíacos, pois seus movimentos de braços e pernas associados ao trabalho respiratório, fortalece a musculatura cardíaca eliminando a gordura armazenada ao redor do coração, diminui problemas cardiorrespiratórios, pois a capacidade de bombear o sangue aumenta e estimula a circulação sanguínea , devido a pressão da agua, , colabora para a aprendizagem da lateralidade, equilíbrio, orientação espacial e coordenação motora, ajuda na queima de calorias e manutenção do peso, melhora a capacidade de força e tônus muscular , pois a densidade da agua causa resistência que é o princípio básico da tonificação muscular e beneficia a força.
Por conciliar seus movimentos de membros inferiores e membros superiores, é necessário grande concentração, momentos de leveza e liberdade, favorecendo o equilíbrio emocional, favorece a autoestima a socialização.
Também relacionado ao tema, peso, tonicidade muscular, força podemos entrar no segundo tema associado as medidas antropométricas, varias pesquisa foram conduzidas com a intenção de avaliar os níveis de aptidão física nos jovens em idade escolar e o desenvolvimento de suas aptidões físicas ligadas a fase de maturação, que também ficou bem claro que é um dos itens a ser considerado como peça chave ,a maturação biológica é relacionada com o desempenho físico e jovens mais avançados no processo maturacional possuem níveis maiores de força, potência e capacidade aeróbica em relação aos jovens com menos maturidade, sendo assim é necessário o controle no sentido de prescrever treinamentos através das informações coletadas nesta pesquisa se dá o entendimento dos efeitos do treinamento e no desempenho físico de jovens atletas, tendo como base as aptidões físicas relevantes para o esporte, as demandas do jogo, a idade cronológica, a maturação biológica e o período sensível de desenvolvimento em cada etapa, bem como entender como afetam na determinação da escolha em qual esporte seguir dependendo da condição física relacionada a seu desempenho.
Na iniciação esportiva para jovens deve-se levar em conta que se esta prescrevendo treinamento para crianças em pleno desenvolvimento físico e mental, e que seu crescimento não acontece de forma homogenia.
O professor deve estar atento para que com o passar do tempo não sejam cometidos erros que podem gerar na formação desses jovens como especializações precoces, lesões e bournout.(estress excessivo).
O desenvolvimento motor infantil está associado diretamente às demais dimensões do desenvolvimento. Crianças com bom desenvolvimento motor parecem ter maior autoestima e se perceberem mais competentes do que crianças que não apresentam um desenvolvimento motor satisfatório.
Para que a criança adquira, de forma saudável, novas habilidades é necessária uma liberdade para a realização e exploração espontânea das ações, os pais devem abrir mão do controle excessivo e deixar as crianças fazerem suas descobertas, o que auxilia no desenvolvimento motor das mesmas. Crianças gostam de espontaneidade, elas agem por puro impulso durante suas brincadeiras, e a imposição de muitos limites pode até tirar todo o prazer e satisfação dessas atividades.
A prática de atividades desportivas disponibiliza para a criança muitas oportunidades de relações e aprendizagem social, pois ela irá interagir com outras crianças e também com adultos, a atividade física é, desde a infância, o meio pelo qual a criança procura afirmar sua independência e seus primeiros contatos sociais, sendo fundamental ao seu desenvolvimento psicológico e físico de forma geral.
...