TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Individual

Monografias: Portfólio Individual. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  4.285 Palavras (18 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 18

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MARLI MARQUES PANTOJA ALVES

PORTIFÓLIO INDIVIDUAL

Oriximiná

2013

MARLI MARQUES PANTOJA ALVES

PORTIFÓLIO INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade e Seminário.

Prof. Regina Malassise

Prof. Marcelo Viegas

Profª. Wilson Sanches

Prof. Marcia Bastos

Profª. Henry Nonaka

Oriximiná-PA

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

INTRODUÇÃO

O objetivo deste portfólio é aprofundar conhecimentos através de pesquisas realizadas na internet, livros, vídeos, reportagens, televisão e muitos outros. Buscando demonstrar de maneira clara e objetiva ideias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados a economia, estatística e o comportamento ético e moral, nas suas diferenças e inter-relações. Tendo em vista alguns aspectos relacionados com a economia brasileira, este portfólio mostrará que não existem argumentos convincentes para a manutenção de uma elevada taxa de juros. Além disso, será visto que o controle da inflação não se dá diretamente via taxa de juros, mas é intermediado pela taxa de câmbio. Vamos entender também como o regime de metas inflacionárias faz o uso da taxa de juros para alcançar seus principais objetivos. Dando exemplos reais dessa relação como vai a economia e o consumidor atual.

Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido, visando conhecer técnicas de probabilidades estatísticas junto a empresas

possibilitando uma melhor alternativa para gerir, conforme dados adquiridos.

Veremos em seu conteúdo técnicas de probabilidades, formas de

obtenção de dados, aplicação de técnicas para melhor gerir junto à ética, política e

social na forma de valores administrativos em uma organização.

Desenvolvimento

Economia é uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. O conceito de economia engloba a noção de como as sociedades utilizam os recursos para produção de bens com valor e a forma como é feita a distribuição desses bens entre os indivíduos. E propõe soluções para as dificuldades vigentes a sua época e no contexto que esta inserida. Esta por sua vez é dividida em dois pontos de vista, a microeconomia e macroeconomia.

A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço. A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, inflação, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. Diariamente em nossos jornais, internet e nas notícias MSN, acompanhamos as inter-relações da economia em nosso país e todo o contexto que a engloba.

Entende-se por inflação o aumento persistente dos preços em geral, de que resulta uma contínua perda do poder aquisitivo da moeda. É um fenômeno monetário, e isso coloca uma questão básica: se é a expansão da oferta de moeda que tem efeito inflacionário ou se ela ocorre como resposta à maior demanda de moeda provocada pela inflação (SANDRONI, 1999, p. 301).

Podemos complementar o conceito acima indicando que a inflação é o aumento contínuo e generalizado nos preços registrado por um índice de preços e que se os preços sobem compraremos cada vez menos com o dinheiro que temos em mãos. A inflação já foi o grande drama da economia brasileira, mas sempre merece grande atenção e acompanhamento do governo e sociedade. A partir dos anos 1980, vários planos fracassaram na tentativa de impedir o seu crescimento. Mas, desde 1994, com a implantação do Plano Real, ela está relativamente sob controle. A inflação brasileira em 2008 foi de 5,9 % (IPCA).

Podemos verificar a influência da inflação sobre a economia através da reportagem do jornal folha de São Paulo, no dia 22 de setembro de 2013, feita pela jornalista Claudia Rolli Toni Sciarretta. Tendo como título.

“Inflação elevada muda hábitos no supermercado”.

Com o bolso mais apertado e menos confiante na economia, o consumidor voltou a fazer compras do mês, a se deslocar mais para economizar e a buscar nas prateleiras dos supermercados mais baratos uma forma de se proteger da inflação.

Pesquisa da consultoria CVA Solutions com 6.985 consumidores de todo o país mostra um avanço dos supermercados mais populares e do ataca rejo (que vende em quantidades maiores e a preços menores) na preferência dos clientes, em detrimento de benefícios como variedade de produtos e da qualidade no atendimento.

O estudo foi realizado em agosto, quando a inflação acumulada em 12 meses pelo IPCA foi 6,07%. Na ocasião, os consumidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com