Portfólio Teoria Das Restrições
Ensaio: Portfólio Teoria Das Restrições. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrezac.santos • 2/10/2014 • Ensaio • 674 Palavras (3 Páginas) • 150 Visualizações
1- O que é o escopo do projeto?
Segundo Moura e Barbosa (2006) Em geral opta-se pelo uso da palavra “escopo” como expressão do conjunto de realizações que se pretende colocar sob a forma de um projeto.
Segundo Vargas (2007) O escopo de projeto defini e controla os trabalhos a serem realizados pelo projeto de modo a garantir que o produto, ou serviço, desejado seja obtido através da menor quantidade de trabalho possível, sem abandonar nenhuma premissa estabelecida no objetivo do projeto.
Na minha opinião escopo de projeto é a meta, algo que deve ser seguido para se chegar ao objetivo e fundamental para se ter a eficácia no projeto, sendo nada mais que a alma do projeto onde tem os passos para se chegar ao propósito.
Ferramentas:
Uma ferramenta bastante simples e prática é a EAP (Estrutura Analítica de Projetos) ou Word Breakdow Structure (WBS) que segundo o guia PMBOK (2004), é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto, para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. A EAP organiza e define o escopo total do projeto.
2 - Por que é importante controlar o tempo do projeto?
Segundo Casarotto (2006), no controle do tempo devem ser empregados alguns procedimentos para medir e acompanhar o processo do projeto, isto é coordenar a ação de todas as partes do mesmo de acordo com o plano estabelecido.
Segundo Vargas (2009), o cronograma do projeto é sempre uma restrição, ate mesmo quando a data de término não e critica. Se um projeto atrasa, na maioria das vezes ele ira consumir um capital que não tinha previsto, comprometendo, também o seu custo podendo ate mesmo causar serias conseqüências mercadológicas para o produto ou serviço do projeto.
Na minha opinião é importante controlar o tempo de um projeto, pois sem um cronograma estabelecido pode haver atrasos e podendo até mesmo mudar a meta inicial com gastos desnecessários, portanto estabelecer prazos deve ser um dos primeiros objetivos de um escopo.
Ferramenta:
PERT (Program Evaluation and Review Technique) de acordo com Mendes (2006) essa ferramenta reconhece que a duração das atividades é definida segundo um modelo probabilístico e tenta calibrar o prazo total do projeto de modo a aumentar a probabilidade dele terminar segundo o planejado.
3 - Como podemos diminuir as incertezas de um projeto?
Para Vieira (2007) é necessário equilibrar os seguintes pontos de conflito: Escopo, tempo, custo, risco, qualidade, satisfação das partes interessadas do referido projeto, requisitos identificados (necessidades) e requisitos que não foram identificados (expectativas).
Heldman (2009) diz que à identificação, análise e planejamento de riscos potenciais que podem afetar o projeto. Isso significa minimizar a possibilidade e o impacto de riscos negativos e, ao mesmo tempo, maximizar a probabilidade e o impacto de riscos positivos.
Conclui que para diminuir incertezas podemos gerenciar adequadamente os ricos de um projeto, de forma que sejam analisadas todas as ameaças, e os riscos positivos e negativos, ou seja, tudo que possa influência no objetivo do projeto.
...