Portfólio de Biossegurança Semestre Segurança do trabalho
Por: Crismf18 • 19/5/2016 • Trabalho acadêmico • 873 Palavras (4 Páginas) • 1.247 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
A prática da Biossegurança basea-se na necessidade do operador, de seus auxiliares, a comunidade local, bem como o local de trabalho, dos instrumentos de manipulação e do meio ambiente, contra riscos que possam prejudicar a saúde.
É abordado também o importante Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) é que uma ferramenta de extrema importância para a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.
- DESENVOLVIMENTO
A biossegurança é um conjunto de procedimentos e estudos de relevante importância nos serviços de saúde, que visam não apenas abordar medidas de controle de infecções para proteger os funcionários que prestam assistência e os usuários em saúde, mas também por desempenharem papel fundamental na comunidade onde atua da promoção da consciência sanitária, da importância da preservação ambiental com relação à manipulação e descarte de resíduos químicos, tóxicos e potencialmente infectantes, e também, da diminuição, de um modo geral, de riscos à saúde e acidentes ocupacionais. Este é um processo que há conclusão em sua terminologia, ou seja, é um processo progressivo, que sempre deve ser atualizado e supervisionado.
Uma das situações que relacionam a Biossegurança e o Saneamento Ambiental é o descarte de resíduos e substancias clínicas em locais indevidos, também os funcionários não terem o devido treinamento e muitas vezes a falta do uso do EPI ou EPC recomendado. Para que o ambiente de trabalho fique livre da nocividade que sempre acompanhou, é necessário que tenha participação de todos os envolvidos. O descarte de resíduos em locais adequados e o uso correto dos equipamentos de proteção individual e coletivo.
Todo laboratório gerador deve elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) baseado nas características dos resíduos gerado. O PGRSS a ser elaborado deve ser compatível com as normas federais; estaduais e municipais e ainda deve está de acordo com os procedimentos institucionais de Biossegurança relativos à coleta, transporte e disposições finais.
O manejo dos resíduos de serviço de saúde é o conjunto de ações voltadas ao gerenciamento dos resíduos gerados. Devem focar os aspectos infra e extra-estabelecidos indo desde a geração até a disposição final, incluindo as seguintes etapas:
- Segregação
- Acondicionamento
- Identificação
- Transporte Interno
- Armazenamento Temporário
- Tratamento
- Armazenamento Externo
- Disposição Final
Algumas medidas básicas de Biossegurança associadas a boas práticas laboratoriais reduzem os riscos de acidentes; assim, deve-se seguir normas e rotinas dentro de padrões técnicos científicos. Alem de efetuar o controle de qualidade e padronização das atividades técnicas e dos equipamentos, é importante entender que o laboratório apresenta características próprias, que devem ser levados em consideração para a correta aplicação das medidas de Biossegurança.
Higienização das mãos.
Mãos contaminadas podem ser as principais vias de transmissão de infecção. O simples ato de lavar as mãos com água e sabão liquido visando a remoção de bactérias transitórias e algumas residentes como também células descamativas, pelo suor, sujidades e oleosidade da pele, contribui para a diminuição do risco de infecção: Abrir a torneira e molhar as mãos sem encostar-se na pia. Ensaboar as mãos com sabão liquido. Friccionar as mãos por cerca de 30 segundos, realizando todos os movimentos a seguir:
...