Contabilidade 5º semestre unopar - trabalho em grupo
Por: kellynhamg • 22/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.964 Palavras (12 Páginas) • 555 Visualizações
- INTRODUÇÃO
O orçamento tem uma missão muito importante, pois é um plano onde esta contida as quantidades de recursos (materiais, horas trabalhadas ou recursos financeiros) capazes de conduzir a empresa aos seus objetivos.
Esta importante ferramenta de gestão deve acompanhar a estratégia da empresa, o seu acompanhamento e controle devem ser constantes para que se possam atingir os objetivos planejados
O objetivo desse trabalho é apresentar o orçamento, como sendo uma ferramenta contábil que gerencialmente pode ser de grande valia ao administrador.
Abordaremos alguns conceitos fundamentais relacionados à Administração e Orçamento Empresarial.
- DESENVOLVIMENTO
- CONCEITOS DE ORÇAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO
Diante da atual conjuntura econômica e da alta competitividade do mercado, é extremamente Importante que as empresas tenham um processo de gestão organizacional eficiente e eficaz. O orçamento é uma ferramenta essencial no processo de gestão empresarial, sendo um elemento de destaque no Planejamento, organização e controle das organizações sendo indispensável no processo de avaliação de Desempenho, onde são identificados eventuais desvios e os mesmos podem ser corrigidos e/ou controlados para que o sucesso organizacional seja alcançado.
- CONCEITO DE ORÇAMENTO
O orçamento é a demonstração das receitas e despesas de uma organização em um determinado período de tempo (exercício), geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, entre outros. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão, sobre o qual exerce influência.
- AS VANTAGENS DO ORÇAMENTO PARA ORGANIZAÇÃO
O orçamento é um instrumento cuja função é direcionar as atividades da organização, visando orientar a administração para que alcance os objetivos estabelecidos no plano de gestão empresarial. Através do orçamento é possível fazer uma simulação do desempenho da organização, baseados em planos pré-estabelecidos. Desta forma, o orçamento torna-se uma ferramenta de vital importância no processo de gestão, servindo de apoio à tomada de decisão.
No processo de elaboração do orçamento, as áreas devem estabelecer as metas que deverão ser alcançadas, e estas deverão estar integradas de maneira sistêmica com a organização. É o orçamento que permitirá acompanhar o desempenho da organização, possibilitando que os eventuais desvios sejam analisados e controlados.
- ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO
- CONCEITO DE ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO (ORÇAMENTO OPERACIONAL E FINANCEIRO)
Orçamento mestre entende-se aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro.
O orçamento operacional fornece uma visão geral dos custos de funcionamento do seu negócio. O orçamento operacional lhe dá uma visão geral das despesas do dia-a-dia da empresa. Ele também dá uma chance para calcular a estimativa de volume de negócios. Quando todas as despesas de um ano são acrescentadas juntas e subtraídas da renda, você começará a declaração de ganhos e perdas. O lucro na sua empresa é o seu “salário”. O lucro é o que você pode tomar da empresa para seu uso pessoal.
Orçamento Financeiro torna-se muito importante para as empresas, já que é a partir dela que são executadas as transações financeiras, é estabelecida a taxa de crescimento, e feito a previsão de quanto se irá "ganhar e gastar". Isso acontece, porque as empresas não podem trabalhar na base do improviso, tudo deve ser planejado antes de ser executado.
- QUEM UTILIZA O ORÇAMENTO MESTRE E DE QUE FORMA E PARA QUÊ
O administrador é quem utiliza, pois tem a importante responsabilidade de se preocupar em organizar a empresa que gerencia, controlar seus gastos e suas receitas futuras.
É necessário que ele conheça cada item da sua organização, para melhor visualizar o futuro de seus negócios e, principalmente a projeção financeira de um período preestabelecido.
- ORÇAMENTO OPERACIONAL E FINANCEIRO
- CONCEITO DE ORÇAMENTO OPERACIONAL E CONTEXTUALIZAÇÃO
O orçamento operacional demonstra a total funcionalidade da cadeia de valores, pesquisa e desenvolvimento de produtos para melhor atendimento aos clientes etc., ou seja, é a sustentação operacional da organização.
- CONCEITO DE ORÇAMENTO FINANCEIRO E CONTEXTUALIZAÇÃO
Apura basicamente a entrada e saídas de recursos financeiros e materiais para o desenvolvimento e suas atividades. Serve para calcular gastos e tem como objetivo apurar a necessidade de recursos provenientes de seu cotidiano e também apurar lucro.
- DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
- BALANÇO PATRIMONIAL
Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
O Balanço Patrimonial é constituído pelo:
- Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
- Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
- Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.
- DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO – DRE
Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.
De acordo com a legislação, as empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício discriminar:
- a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
- a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;
...