Portifolio Em Grupo 4° Peridoo Adm Unopar
Ensaios: Portifolio Em Grupo 4° Peridoo Adm Unopar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: simonesouzasilva • 10/11/2014 • 1.722 Palavras (7 Páginas) • 534 Visualizações
Empresa: MERCEARIA Santa Lúcia
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Mercearia
Produtos Ofertados/Produzidos: Alimentos em geral, grãos, farináceos, laticínios, produtos de higiene e limpeza, verduras, legumes, frutas, bebidas, etc.
Localização: Rua Gonçalves Dias n° 179 . Bairro Santa Lúcia Belo Horizonte
APRESENTAÇÃO. Estabelecimento tradicional no mercado de alimentos e suprimento de pequenas urgências domésticas atende basicamente, aos moradores das redondezas do bairro, além de eventuais transeuntes. Todos usam a mercearia para repor, em pequenas quantidades, itens em falta na despensa ou para compras de emergência.
PESSOAL. A empresa é composta por quatro colaboradores, sendo a proprietária, um atendente de caixa, um atendente de balcão e um repositor que também executa tarefas de limpeza.
ROTEIRO
1° TÓPICO – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
1- Sua empresa trabalha com orçamento de caixa e previsão de flutuações?
Sim.
2- O orçamento de caixa é elaborado com premissas conservadoras e modo que possa dar maior segurança á empresa?
Sim, o mesmo é elaborado com critérios.
3 – Há um acompanhamento mensal e diário do fluxo de caixa projetado?
Sim, mensalmente o fluxo é acompanhado, além das análises mensais.
4- A empresa elabora orçamentos regularmente, dentro de uma periodicidade que se tem revelado adequado?
Sim, periodicamente os orçamentos são elaborados e monitorados.
5- O nível de detalhes do orçamento é suficiente para orientar as ações gerenciais, sem que possa confundir a visão global dos resultados?
O nível de detalhamento é suficiente para a tomada das decisões gerenciais.
6- Os orçamentos são revisados periodicamente?
Sim. Conforme demanda da empresa.
7- O trabalho de elaboração do orçamento envolve todos os gerentes de nível decisório da organização e o documento orçamentário final é resultado de um consenso?
Sim, Vale ressaltar que a proprietária é a administradora do local.
Os custos, as despesas e os resultados verificados em períodos anteriores servem de primeira base para o orçamento, mas ao mesmo tempo são questionados quanto á sua validade para o futuro?
Os custos, as despesas e os resultados anteriores são considerados e devidamente ajustados para as projeções futuras.
2° TÓPICO – MERCADO DE CAPITAIS
1- A empresa emite ações no mercado financeiro?
Não.
2- Com relação ao mercado bancário, quais produtos ela utiliza?
Empréstimos, recebimentos e pagamentos. processo de crédito para capital de giro.
3- Questione quais conhecimentos o empresário possui sobre o mercado financeiro. O que engloba e interfere no seu negócio?
A empresa possui poucos conhecimentos sobre o mercado financeiro. No desenvolvimento do trabalho será apresentada as propostas para melhoria de micro empresa.
3° TÓPICO – DIREITOS TRIBUTÁRIOS
1- Quais são os tributos recolhidos pela empresa?
Como a empresa opta pelo SIMPLES Federal recolhe o imposto conforme o faturamento acumulado anual, variando as alíquotas de acordo com a atividade desempenhada.
Qual é o planejamento tributário que a empresa realiza com vistas a diminuir suas despesas?
A empresa possui um planejamento tributário deficiente. Vale ressaltar que
Lei 6.404/1976 (Lei das S/A) prevê a obrigatoriedade do planejamento tributário, por parte dos administradores de qualquer companhia, pela interpretação do artigo 153 ("O administrador da companhia deve empregar, no exercício de suas funções, o cuidado e a diligência que todo homem ativo e probo costuma empregar na administração dos seus próprios negócios").
O planejamento tributário adotado pela empresa se enquadra na elisão ou evasão fiscal? Explique
O planejamento tributário adotado é o de elisão fiscal pois, a evasão fiscal é o uso de meios ilícitos para evitar o pagamento de taxas, impostos e outros tributos. Entre os métodos usados para evadir tributos estão a omissão de informações, as falsas declarações e a produção de documentos que contenham informações falsas ou distorcidas, como a contratação de notas fiscais, faturas, duplicatas etc.
Já a elisão fiscal configura-se num planejamento que utiliza métodos legais para diminuir o peso da carga tributária num determinado orçamento. Respeitando o ordenamento jurídico, o administrador faz escolhas prévias (antes dos eventos que sofrerão agravo fiscal) que permitem minorar o impacto tributário nos gastos do ente administrado.
Diferentemente da evasão fiscal (onde ocorre o fato gerador do tributo e o contribuinte não paga uma obrigação legal) na elisão fiscal, através do planejamento, evita-se a ocorrência do fato gerador. E por não ocorrer o fato gerador, o tributo não é devido. Dessa forma, o planejamento não caracteriza ilegalidade, apenas usa-se das regras vigentes para evitar o surgimento de uma obrigação fiscal.
A empresa já sofreu algum tipo de fiscalização tributária por parte do Município? Estado ou União? Citar e explicar os resultados desta fiscalização
A empresa nunca sofreu fiscalizações tributárias.
A empresa responde algum processo de execução fiscal? Comente a respeito
A empresa não responde nenhum processo
...