Portifolio Individual
Exames: Portifolio Individual. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: maciel38 • 11/10/2013 • 905 Palavras (4 Páginas) • 266 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA...........................................................4
2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS...............................................................................5
2.3 ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE.........................................................................6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem em vista abordar temas trabalhados durante o primeiro semestre de curso, sendo escolhido para cada matéria um tópico que vem sendo abordado frequentemente nos dias atuais.
Dentro de Microeconomia e Macroeconomia foram escolhidos: inflação, taxa de juros e taxa de cambio, que são variáveis muito importantes na administração de uma empresa.
Sobre Métodos Quantitativos abordaremos os seguintes tópicos:
a- Medidas Descritivas
I. Medidas de Tendência Central;
II. Medidas de Dispersão;
III. Técnicas de Amostragem Probabilística.
b- Números-Índices
c- Deflação de Dados
Por último dentro de Ética, Política e Sociedade falaremos sobre os limites da utilização de estratégias utilizadas para a conquista do público na manutenção de uma gestão ética nas organizações e que tipo de política deve ser adotada para a sua manutenção.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA.
Inflação: É o aumento generalizado no valor dos preços e a perda do poder de compra. A inflação vem sendo abordada com frequência quando se fala de economia no Brasil e as previsões não são nada boas para o final de 2013 e início do próximo ano, conforme pesquisa publicada no site da revista veja no dia 30/09/2013 que diz o seguinte: “O mercado financeiro elevou para 5,82% sua previsão de inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para este ano, segundo pesquisa semanal Focus divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central. Na semana anterior, a projeção estava em 5,81%. Para o próximo ano, a previsão também aumentou, passando de 5,96% para 5,97% ao ano”. Temos que ficar atentos a esse aumento da inflação no Brasil, que em décadas passadas já foi absurdo, para que não haja grandes perdas dentro das empresas.
Taxa de juros: É o preço ou o valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado. A Taxa de juros está diretamente ligada a inflação, pois o Banco Central à utiliza para diminuir o dinheiro em circulação, conter a expansão do crédito e, assim, evitar que a espiral inflacionária desperte, como diz a reportagem da revista veja de outubro de 2008 “Desde meados dos anos 1990, quando enfim curou sua febre inflacionária,
o Brasil segue fortalecendo sua economia e consolidando suas instituições financeiras. Um dos cuidados que o país tem tomado para se manter economicamente saudável é um controle rigoroso contra uma nova disparada da inflação. Para isso, o principal instrumento que tem em mãos as autoridades financeiras é a taxa de juros. Ao alterá-la, o Banco Central é capaz de aquecer ou desaquecer a economia e influenciar nos principais indicadores de crescimento do país.”
Taxa de Câmbio: Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira, medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação a outra, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra. O câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comércio internacional. Quando se deseja negociar ativos de um país para outro, quase invariavelmente temos de mudar a unidade de conta do valor desses ativos –
...