Portifolio Individual
Dissertações: Portifolio Individual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: batistaantonio • 13/5/2014 • 4.175 Palavras (17 Páginas) • 352 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO – 7º SEMESTRE
ELAINE GONÇALVES DE SOUZA
ELIZABET PEREIRA BATISTA
GEISIANE BERNADO DA SILVA RODRIGUES
GIRDEANE DA SILVA ROCHA
JULIANA FERNANDES DOS SANTOS RIBEIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Niquelândia - Goiás
Novembro/2013
ELAINE GONÇALVES DE SOUZA
ELIZABET PEREIRA BATISTA
GEISIANE BERNADO DA SILVA RODRIGUES
GIRDEANE DA SILVA ROCHA
JULIANA FERNANDES DOS SANTOS RIBEIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Projeto apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Aministração Orçamentária e Financeira, Mercado de Capitais e Direito Tributário.
Professores: Fábio Proença; Karen Mangonotti; Vânia Silva e Janaína Vargas.
Tutor de Sala: Celso Júnior
7º Semestre.
Niquelândia - Goiás
Novembro/2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO 5
2.1 Administração financeira e orçamentaria 5
2.2 O Mercado de Capitais 7
2.3 Direito tributário 9
2.4 Impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições sociais e empréstimo compulsório. 11
2.5 Educação fiscal no brasil 12
2.6 Entrevista 12
2.7 Análise das Informações Coletadas 16
2.8 Identificação de Problemas 16
3 CONCLUSÃO 18
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
1 INTRODUÇÃO
A principal característica deste início de século é a velocidade das mudanças que ocorrem em todas as áreas: econômicas, sociais, culturais, científicas, tecnológicas, institucionais e principalmente da administração empresarial. Apresentaremos neste trabalho algumas destas características, embasados em pesquisa e no conhecimento adquirido com as disciplinas do semestre: Administração financeira e orçamentária, Mercado de capitais e Direito tributário. Mostraremos que o administrador financeiro da empresa deve ser um profissional competente e conhecedor da área, pois a estatística mostra que uma grande maioria das empresas abertas no país fecha as portas até o terceiro ano por falta de planejamento, principalmente da administração financeira e orçamentária.
Falaremos também sobre o mercado de capitais que é uma série de medidas administradas pelo governo federal que, regulamenta as operações de transação econômica e comercial do país. Funcionando também como uma importante ferramenta de capacitação financeira aos empreendimentos.
Analisaremos também o direito tributário, sobre o porquê de pagarmos impostos e outras taxas, que são devidas. Esclarecendo a importância que estes tributos têm para a União. Concluiremos o trabalho com uma entrevista realizada em uma empresa de pequeno porte, onde analisaremos e iremos sugerir técnicas administrativas.
2 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
2.1 Administração financeira e orçamentaria
A grande maioria dos fracassos empresariais tem fortalecido a convicção de que a principal razão da chamada mortalidade precoce das pequenas e médias empresas é a falta da habilidade gerencial de seus administradores. Estas empresas normalmente nascem através de uma ideia de negócios proposta por empresários que conhecem profundamente a função técnica a ser exercida, porém não se preocupam com a função administrativa financeira e orçamentária da empresa. Esses empresários acreditam que, produzindo bens de alta qualidade e demanda, estão dispensados de dedicar tempo à boa administração, relegando esta tarefa a funcionários sem preparo, ao invés de contratarem alguém apto para fazê-lo em seu lugar. Empresa alguma poderá crescer ou mesmo sobreviver, sem um gerenciamento adequado na área administrativa.
A gestão financeira e orçamentaria é um instrumento ou procedimento utilizado para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando as melhores aberturas para a direção financeira e financeira da empresa. É considerada a arte e a ciência de administrar recursos financeiros para maximizar a riqueza dos sócios ou acionistas.
Um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras e orçamentaria da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do património por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais.
A administração financeira visa a uma maior rentabilidade possível sobre o investimento efetuado pelos sócios ou acionistas, através da melhor utilização de recursos, de modo geral, escassos. Por isso, todos os aspectos de uma empresa estão sob a ótica da administração financeira.
É por falta de planejamento e controle, que muitos
...