Portifolio Individual
Exames: Portifolio Individual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariliabl • 15/5/2014 • 1.058 Palavras (5 Páginas) • 310 Visualizações
MARILIA BARBOSA LOUZADA
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ...........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Concetos básicos de Microeconomia e Macroeconomia - 4
2.1.1 Inflação 4
2.1.2 Taxa de juros 4
2.1.3 Taxa de câmbio 4
2.2 Conceitos de Métodos quantitativos 5
2.2.1 Medidas Descritivas ................................................................................................5
2.2.2 Números-índices 6
2.2.3 Deflação de Dados .............................................................................................6
2.3 Ética, politica e sociedade .....................................................................................7
3 CONCLISÃO ....................................................................................................8
REFERÊNCIAS ..................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Este é um trabalho solicitado pelas disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos quantitativos e Ética, Politica e sociedade do curso de Administração da Universidade do norte do Paraná, com o objetivo de reforçar os conceitos e ideias passados nas aulas das disciplinas citadas.
2 DESENVOLVIMENTO
Segue abaixo alguns conceitos básicos das disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos e algumas considerações sobre a disciplina de Ética, Politica e Sociedade.
2.1 CONCEITOS BÁSICOS DE MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
2.1.1 Inflação - A inflação é um processo no qual o nível de preços está subindo e o dinheiro esta perdendo valor. E ela pode ser dividida em três tipos: Inflação de demanda, inflação de preços e inflação inercial. Podemos verificar a interferência da inflação na economia do país no trecho da reportagem abaixo.
“A economia ainda fraca no Brasil tem, neste momento, influencia maior sobre comportamento dos preços no país, auxiliando no combate da inflação do que a recente disparada do dólar ante ao real, que tem potencial para fazer o contrário, avalia uma fonte da equipe econômica do governo da presidente Dilma Rousseff.”(São Paulo, 27 Ago – REUTERS- )
2.1.2 Taxa de juros - A taxa de juros é definida como a relação entre o juro e a quantidade de capital. Quanto maior o juro, maior é o estimulo a poupar e menor a disposição dos empresários em investir.
Veja como a taxa básica de juros influencia na economia brasileira:
“A taxa de juros é o instrumento utilizado pelo BC (Banco Central) para manter a inflação sob controle ou para estimular a economia. Se os juros caem muito, a população tem maior acesso ao crédito e consome mais. Esse aumento da demanda pode pressionar os preços caso a indústria não esteja preparada para atender um consumo maior.”
2.1.3 Taxa de câmbio - A taxa de câmbio é a medida de conversão da moeda nacional em moeda de outros países.
Entenda o que é e como ela afeta a economia do país no trecho abaixo:
...“O economista Pedro Paulo Silveira, da CGD Securities Corretora, explica que a taxa de câmbio é o preço de trocas entre a moeda de dois países. "Em economia internacional utilizamos o dólar como moeda de referência, então, no Brasil, a taxa de câmbio é a taxa de troca entre o Real e o Dólar", conta. Em outras palavras, a taxa de câmbio determina quantos reais são necessários para se obter um dólar no mercado”...
...”Além desta presença massiva, há também o fato de que as matérias primas que são negociadas em todo o mundo, como petróleo, milho, soja, arroz, café, por exemplo, tem seus preços determinados em dólar. Ou seja, se há pouca oferta de algum destes produtos, o preço sobe internacionalmente e o supermercado brasileiro, mesmo que não afetado por esta queda na oferta, vai reajustar seus valores também"...
2.2 Conceitos de Métodos Quantitativos
2.2.1 Mediadas descritivas - Descrever um conjunto de dados de forma organizada e compacta por meio de suas estatísticas, o que não significa que estes cálculos e conclusões possam ser levados para a população.
- Medida de tendência central: Quando se trabalha com dados numéricos. Observa-se uma tendência destes de se agruparem em torno de um valor central. Isto indica que algum valor central é a característica dos dados e que o mesmo pode ser usado para representá-los.
Média -- Mediana – Moda
- Medidas de dispersão: As medidas de dispersão visam descrever os dados no sentido de informar o grau de afastamento dos valores observados em torno de um valor central. Elas indicam se um conjunto é homogêneo ou heterogêneo.
Um conjunto de dados, fica mais explicado quando se utiliza uma medida de tendência central e uma medida de dispersão, pois é comum encontrar-se
...