Portifolio Individual
Monografias: Portifolio Individual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 6/6/2013 • 517 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
INTRODUÇÃO
O trabalho autônomo cresce demasiadamente a cada dia. Um trabalho sem rotinas diárias, sem horários rigorosos a cumprir e sem vínculos empregatícios.
É assim que se classifica o trabalho dos freelances, muito vantajoso para ambos os lados. De um lado está o contratante que tem profissionais relaxados, sempre com novas ideias e sem vínculos empregatícios, de outro o contratado, este sem rotinas diárias, sem horário rigoroso a cumprir e com o salário pago por hora. No final os dois lados satisfeitos.
DESENVOLVIMENTO
É notório que se compararmos entre os sistemas tradicionais, visto como burocrático e o autônomo, no caso os freelances; percebe - se as vantagens que acaba sendo das organizações que optam por esse “sistema inovador”, que é o caso do autônomo.
As organizações que optam pelo sistema burocrático, seguem uma lógica estatal, isto é, comandadas pelo Estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. Já empresas que optam pelo autônomo, como a IBM, movimentam 430.000 pessoas que trabalham em seus gigantes escritórios, em 170 países, estas obedecem apenas à lógica do capitalismo, não tem vínculos com o país que está instalado e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos: estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas. No Caso Temos também semelhante, a empresa google, esta tem como característica sendo um site mais empresarial que dispõe ferramentas de buscas, de localização e de finanças; assim também temos o facebook; que por sua vez é uma empresa para contatos com outras pessoas, diversão, divulgação e social pois é uma rede onde amigos se comunicam, divulgam o que fazem. A característica comum entre elas é a contratação da mão de obra autônoma, e os clientes são atendidos a distância, o contato é pelo computador.
A diferença entre os freelances para dos funcionários tradicionais, são que os tradicionais têm a carteira assinada, horário e regras a cumprir, paga os impostos devidos e tem alguns direitos reservados por isso, férias, décimo terceiro, PIS, aposentadoria; enquanto os freelances não têm estes benefícios sociais, eles recebem salários por hora trabalhada, sem direito a beneficio INSS, porém tem a autonomia de fazer seus horários, trabalhar sem uniformes e prestar serviços para várias empresas ao mesmo tempo.
Uns dos maiores problemas dos trabalhos autônomos é o fato de trabalhar mais em menos tempo, os freelances tentam aumentar os rendimentos no crescimento de volume de trabalho, nesse caso, o excesso pode ser prejudicial em diversas formas, principalmente para a saúde que acaba comprometendo o profissional no quesito qualidade, ou seja, o aumento dos ganhos pode estar relacionado com o baixo nível de criatividade.
CONCLUSÃO
Ficou muito claro com relação a expansão dos trabalhos realizados pelos freelances, como eles hoje ocupam um lugar grandioso nas grandes instituições como a IBM, google e faceboock.
Essa metodologia adotada por elas ganham forma e são copiadas por diversas outras no mundo todo. Um trabalho que como qualquer outro tem vantagens e desvantagens, porém não podemos jamais esquecer e deixar de valorizar essa grande massa que ainda trabalha no sistema tradicional. Considero que ambos os sistemas de trabalho são satisfatórios e indispensáveis para o crescimento da nação comercial.
...