Portifolio Micro E Macroeconomia
Casos: Portifolio Micro E Macroeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gihx • 8/5/2014 • 483 Palavras (2 Páginas) • 278 Visualizações
1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
1.1 INFLAÇÃO
A inflação é o processo no qual o nível de preços está subindo e o dinheiro está perdendo o valor.
Os dois principais tipos de inflação são: a de oferta, que ocorre quando há escassez dos produtos, e a de demanda que ocorre quando a procura é mais elevada que a quantidade ofertada. Nos dias de hoje através da mídia podemos ver como a inflação interfere na economia.
1.2 TAXA DE JUROS
“A taxa de juros representa a razão entre o juro e o capital (J/C). O cálculo da taxa de juros é responsável pela observação da rentabilidade de uma operação financeira, sendo indispensável para a tomada de decisão de investimentos.
1.3 TAXA DE CÂMBIO
A taxa de câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, no que se refere ao comércio internacional, resumindo taxa de câmbio é o preço de uma moeda em termos de outra.
2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO
2.1 MEDIDAS DESCRITIVAS
2.1.1 Tendência Central
As medidas de tendência central são utilizadas para caracterizar um conjunto de valores, todo conjunto de números tem uma média e a partir dela podemos verificar quanto cada elemento está acima ou abaixo próximo ou distante do seu valor.
E temos a média aritmética ponderada ou média ponderada em que cada valor tem uma participação proporcional ao peso, ou seja, é obtida pela soma das variáveis multiplicadas pelos seus pesos, dividida pela soma dos pesos de cada variável.
Temos a mediana (Md) que é o valor que fica na posição central de um conjunto de dados em ordem , de forma que 50% dos valores são menores que a mediana e a outra parte os 50% sejam maiores. Há uma regra, que deve ser ordenados de forma crescente ou decrescente.
Quando o número de elementos (n) for ímpar, terá somente uma mediana, mas caso seja par, a mediana será a média aritmética dos dois elementos centrais.
Exemplo: {1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9} a mediana neste caso será (4 + 5) / 2 = 4,5.
Uma das principais medidas de posição é a moda (Mo), onde é definida pelo valor que se repete, ou seja, aquele que aparece com mais frequência.
Exemplo: moda quando os dados não estão agrupados: {1, 2, 3, 4, 4, 4, 5, 6} a moda é igual a 4, podendo também ser chamada de unimodal.
Temos a série amodal que é quando nenhum número aparece mais vezes que o outro. Por exemplo: {2, 3, 4, 6, 7, 8, 9}.
E também a série bimodal, que é quando existem duas modas, ou seja, dois números aparecem mais vezes que os outros, por exemplo: {1, 2, 3, 4, 4, 4, 5, 6, 7, 7, 7}, as modas neste caso são 4 e 7.
E temos também multimodal, quando há mais de duas modas, por exemplo: {1, 1, 2, 3, 4, 4, 5, 6, 6}.
Quando falamos sobre medidas de tendência central para descrever algum conjunto de dados, devemos indicar também uma medida de dispersão ou variabilidade.
...