Portifolio Unopar Fundamentos Da Administração II.
Artigos Científicos: Portifolio Unopar Fundamentos Da Administração II.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wagnermatureia • 2/11/2014 • 2.354 Palavras (10 Páginas) • 482 Visualizações
a)
PATOS-PB
2011
PATOS-PB
2011
INTRODUÇÃO
Sendo as empresas uma importante uma importante solução de geraçãode trabalho e renda do Brasil e no mundo, fazem-se necessário o conhecimento das varias áreas de atuação de uma empresa para administra-la em eficiência.
Por meio deste trabalho pretende-se conhecer um pouco sobre marketing, Rh, finanças, área contábil, operação e reprodução. Veremos que além de conhecer os procedimentos nessas áreas é fundamental conhecer o negócio, o ambiente interno e externo da empresa, bem como o público que se deseja alcançar com os serviços ou produtos oferecidos pela empresa, estabelecido metas e objetivos, para que essa empresa possa desenvolver sua cultura e atingir sua missão.
DESENVOLVIMENTO
Os Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos e tecnológicos, e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Podem trabalhar em diversas áreas das empresas: marketing, produção, organização e métodos, recursos humanos, administração financeira. Passam por várias etapas dentro de uma empresa, podendo trabalhar como analista, exercer chefias intermediarias, gerências coordenação, direção superior, atuar em pesquisa e planejamento assessoriae consultoria.
Pelo nível que ocupa na organização, podemos classificar os administradores em:
• Profissionais de primeira linha (supervisores e gerenciam apena trabalhadores e operacionais).
• Intermediários (são responsáveis pelos gerentes de 1ª linha).
• Altos administradores (são comumente chamados de CEO (ChiefExecutive Officer) Presidente, vice- presidente, são os responsáveis pelo direcionamento da empresa e ocupam o cargo máximo.
Pelo âmbito das atividades organizacionais são responsáveis:
• Administradores funcionais – é responsável pelas diversas áreas funcionaisde uma empresa (diretor de marketing, direto de produção, gerente comercial;
• Administradores gerais;
Esses profissionais criam métodos, penejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações. O objetivo é evitar falhas na comunicação, escassez de excesso de funcionários, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, ineficiência, prejuízo à produção e déficit orçamentário.
A atividade profissional do administrador será exercida, mediante:
a) Pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos. Assessoria em geral, chefia intermediaria e direção superior.
b) Pesquisas, estudos, análise, interpretação. Planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos no campo da administração, como relação de pessoal, organização e métodos, orçamentos, administração de material, administração financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que esse se desdobre ou os quais sejam conexos.
Em uma empresa a área de produção é responsável por desenvolver produtos ou serviços a partir de insumos (matérias, informações, consumidores), através de um sistema logico criado racionalmente para realizar essa transformação. SLACK (1999, p.25) simplifica o conceito da administração da produção dizendo que “se trata da maneira pelo qual as organizações produzem bens e serviços.
Um modelo de transformação é composto por entradasou input, processo de transformação e saída dou output. Os inputs são os recursos de entrada, geralmente classificados recursos a serem transformados e recursos de transformação. Os recursos a serem transformados são materiais, informações e consumidores. Os recursos de transformação são compostos por instalações (prédios, equipamentos e tecnologia) e funcionários (pessoas que operam as instalações).
Quando se pensa na abertura de uma empresa, o primeiro profissional a entrar em cena é o contador, que terá função estratégica na formação e desenvolvimento do negocio durante toda sua existência. “ Hoje o profissional contábil é uma peça chave na gestão das empresas e cada vez mais solicitado para fundamentar decisões estratégicas”. (Afirma José Chapina Alencar, Presidente do Sescon – SP).
Contabilidade é a ciência que tem como estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo, quanto no qualitativo.
As atividades de área contábil são pericias contábeis , cuja função não se restringe as decisões judiciais pertinentes somente a área contábil, mas o contábil comercial, financeiro, fiscal e tribula tória revisão de balanços e de contas em geral, na qual o profissional deve analisar e fornecer uma conclusão de todos os aspectos relativos a situação socioeconômica e financeira da empresa.
As áreas de atuações do profissional de contabilidade na empresa:
• Planejar tribulatório;
• Analista financeiro;
• Contador geral;
• Auditor interno;
• Contador de custos;
• Contador gerencial;
• Atuário.
Área de marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Aurélio).
Marketing – é o conjunto de estratégias e ações que proveem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de produto ou serviço no mercado consumidor (Dicionário Aurélio).
Profissionais de marketing são em essência “gerentes de significado”
...