Portifólio Individual
Artigos Científicos: Portifólio Individual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adalberto21 • 26/5/2014 • 818 Palavras (4 Páginas) • 333 Visualizações
EDUCAÇÃO FISÍCA 1º SEMESTRE
DOUGLAS GABRIEL
A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica
CORUMBÁ – MS
2014
DOUGLAS GABRIEL
A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica
CORUMBÁ – MS
2014
SUMÁRIO
INRODUÇÃO.............................................................................................02
DESENVOLVIMENTO........................................................................03 e 04
CONCLUSÃO.............................................................................................05
BIBLIOGRAFIA.........................................................................................06
INTRODUÇÃO
Este trabalho, irá mostrar como os relatos de experiência apresentados professor Noemi Damaris Araujo Ferreira. Devem ser entendidos como uma possível fonte de pesquisa para outros projetos educacionais comprometidos com a educação inclusiva.
O presente relato envolve os alunos do 8º ano A da EMEB Antonia Tita Maciel de Campos, escola municipal localizada no Bairro Jardim Florianópolis em Cuiabá - MT. Dentre os alunos destacamos o aluno R.D.M que apresenta uma deficiência física.
Foram proporcionadas à turma atividades esportivas cooperativas, envolvendo a participação de todos. Os alunos foram sensibilizados com atividades de esporte inclusivos, reflexões sobre as deficiências, respeito e valorização do outro.
Foram feitas adaptações nas atividades de forma que o aluno com deficiência vivenciasse a atividade como os demais alunos. Os colegas sugeriram algumas adaptações na atividade desenvolvida e refletiram sobre a importância da participação do colega que apresenta a deficiência.
Percebemos atitudes favoráveis de respeito, colaboração, solidariedade entre os pares. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o professor de Educação Física, Professora Referência e Professora da Sala de Recursos Multifuncional. Observado que apesar das dificuldades de acesso à quadra pelo cadeirante e a limitação imposta pela própria deficiência não impossibilitaram a criação de estratégias, adaptações que privilegiassem a participação e execução da atividade pelo aluno. Que nos leva a refletir que a educação inclusiva e a sua efetivação passa pela coletividade e pela mudança de atitudes de todos os envolvidos dentro do processo inclusivo.
Educação inclusiva
A educação inclusiva apoia os deficientes numa educação especial. A Educação Especial é o ramo da Educação, que se ocupa do atendimento e da educação de pessoas deficientes, ou seja, de pessoas com necessidades educativas
A Educação Especial é uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Algumas escolas dedicam-se apenas a um tipo de necessidade, enquanto que outras se dedicam a vários. O ensino especial é mais frequente em instituições destinadas a acolher deficientes, isto tem sido alvo de criticas, por não promoverem o convívio entre as crianças especiais e as restantes crianças. No entanto, é necessário admitir que a escola regular nem sempre consegue oferecer uma resposta capaz de atender as diversas necessidades destas crianças. A Educação Especial lida com fenómenos de ensino e aprendizagem diferentes da Educação regular, são vários os profissionais que podem/devem trabalhar na educação especial, como por exemplo o Educador físico, Professor, Psicólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta ocupacional… Como podemos concluir, uma escola direcionada para a educação especial conta com materiais, equipamentos e professores especializados. O sistema regular de ensino precisa adaptar-se, caso deseje ser inclusivo. Hoje, já se conhecem mais escolas a adaptarem-se e a tornarem-se inclusivas. A criança com necessidades educativas especiais ou a sua família já pode optar mais facilmente sobre onde pretende leccionar o aluno.
Cooperação
...