Portofolio Individual
Monografias: Portofolio Individual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bernardesbc • 9/6/2014 • 1.860 Palavras (8 Páginas) • 268 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 PESQUISA DE MERCADO 4
3 MARKETING 6
4 NEGOCIAÇÃO 8
5 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O referente trabalho tem como objetivo relatar sobre a importância da Pesquisa de Mercado, Negociação e Marketing referente o uso de varias formas e como ela auxilia os gestores em suas tomadas de decisões dentro das organizações.
2 PESQUISA DE MERCADO
O cenário atual é muito competitivo e que as empresas que sobreviverão no futuro serão aquelas orientadas a gerar valor ao cliente não é nenhuma novidade. Entretanto, a diferença entre falar e tomar medidas que demonstrem que as empresas simplesmente acreditam nisso pode significar a diferença entre manter-se vivo ou morto em um cenário de constantes transformações e mudanças.
A Pesquisa de Mercado tem como objetivo identificar e solucionar problemas. Entretanto, para aplicação deste conceito na Microsoft, acreditamos que deve ser feita uma analise entre seus clientes, os quais estão sentindo mais dificuldade na aceitação de novos produtos mostrando a eles as inovações em tecnologia com novos equipamentos, ou seja, promovendo mais rentabilidade na economia de sua mão de obra e seus lucros. Fazendo também a utilização de uma pesquisa exploratória, descritiva e causal, tanto quantitativa quanto qualitativa, ouvindo seus clientes, fazendo levantamento de dados estatísticos que demonstrem que há mudança de comportamento em função do desenvolvimento de uma nova tecnologia, e demonstrar que o mercado está em constante evolução e que as corporações precisam se adequar a tais mudanças, para obter maiores e melhores resultados.
Com isso, mantê-los como clientes e parceiros, com um melhor padrão, predominando a segurança para enfrentar a competitividade de seus concorrentes.
Portanto, dentre as opções, a Microsoft pode dispor de uma estratégia de marketing dirigida especificamente ao publico corporativo, apresentando um produto com atributos que alavanquem a produtividade do publico em questão, e utilizar também preços mais baixos que os concorrentes ou apresentar um portfólio com maiores ofertas de aplicativos, de modo que seu produto seja diferenciado, adequando-se as exigências do mundo corporativo, mas sendo também interessante para os demais segmentos do mercado.
A Microsoft foi líder no mercado de microcomputadores durante muitos anos. Porém em paralelo a ela se expandia o Linux com grande diferencial de ser opensource. Diversos outros mercados surgiram com o advento da internet. Dentre as grandes empresas, o Google, com sua poderosa ferramenta de busca e demais aplicativos a mesma ligados.
Facebook, que desbancou praticamente o Orkut e se tornou o maior site de relacionamentos da internet. A apple que não se limitou aos PC’s com o seu MAC, mas atingiu um novo patamar através da genialidade de Steve Jobs, recém-falecido. E, conforme o próprio Bill Gates admitiu: “Se você está preocupado demais com seu negócio atual, é difícil mudar e se concentrar em inovar”. Portanto, claramente se tornou óbvio que a busca incessante no caminho principalmente do sistema operacional Windows, redundou no travamento da própria empresa, assim como um trocadilho o próprio sistema operacional em si é gabaritado em travar. Eu não desqualifico o Windows. Pois a evolução em informática continua mesmo sendo mais lenta, tento como exemplo: de um Windows 3.11, evolui para o Windows 95 e foi superado com louvor pelo Windows 98. Chegou o ano de 2000, a Microsoft ainda em seu auge de sistemas operacionais comerciais mais difundidos no mundo, lança então o Windows XP que, como era de se esperar, supera o Windows 98. Porém paramos por ai mesmo. A Microsoft já está no Windows 8 e não superou o Windows XP, em relação a outras tecnologias já está mais do que ultrapassado.
No qual ocorreu à falta de planejamento, coleta de dados, análise, adaptação, melhor conhecimento dos concorrentes e do nível competitivo do mercado, estabelecimento de objetivos viáveis e realistas.
De acordo com Levitt (1960), a razão pela qual o desenvolvimento é ameaçado, retardado ou detido não é por que o mercado está saturado. É por que houve uma falha administrativa, a qual ele domina miopia em marketing. No caso da Microsoft, o que faltou foi uma estratégia de mudança gradual, de modo que os seus principais clientes tivessem para compreender as mudanças e assim se adequarem da competitividade do mercado.
Acreditar no seu potencial de tecnologia, investimento na inovação de novos equipamentos, produtos e serviços, ampliar a linha de novos clientes, além de manter sua linha de clientes já existentes, para melhorar o desempenho da empresa e conquistar a superioridade em relação à concorrência.
3 MARKETING
O conceito estudado seria marketing de relacionamentos, onde muitas empresas estão preocupadas em não perder os clientes, algumas se preocupam somente em ganhar, mas na velocidade que ganham perdem importantes clientes, tornando-se necessário criar várias estratégias ao mesmo tempo, tratando o cliente antigo de forma satisfatória para não o perder também sim pensando em formas de atrair novos clientes, sendo assim, muitas companhias lutam por uma fatia de mercado já esgotado, trazendo como consequência custos maiores para se tornar atrativo a novos clientes.
Segundo Kotler, atrair um cliente novo custa cinco vezes mais do que manter o cliente antigo satisfeito.
Fazendo essa comparação de satisfação, vai depender do desempenho do produto percebido com relação ao valor relativo às expectativas do comprador.
A chave para o sucesso é encantar seus consumidores criando um bom relacionamento para fideliza-los com a tendência de maior consumo, aumentando a vida útil da carteira de clientes da empresa com o menor custo de recuperação e agregando maior valor financeiro a marca.
Como definem Kotler o marketing é a ciência é a arte de atrair, encantar e fidelizar os clientes trazendo confiabilidade, segurança e empatia de atender o cliente com qualidade e satisfação.
As pessoas satisfazem as suas necessidades e a seus desejos com produtos. Um produto é qualquer oferta que possa satisfazer a uma necessidade ou um desejo. Entre eles bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades,
...