TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugues para surdos

Ensaio: Portugues para surdos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Ensaio  •  4.014 Palavras (17 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 17

CONTEUDO 1

A partir do reconhecimento da libras em todo território nacional, são vários os profissionais especializados que participam do processo educacional da educação dos surdos, entre eles:

I. Intérprete de Libras/língua portuguesa - Profissional com competência lingüística em Libras/língua portuguesa, que atua no contexto do ensino regular no qual há alunos surdos matriculado

II. Instrutor surdo de Libras - Profissional surdo que atua em serviços especializados, desenvolvendo atividades relacionadas ao ensino e a difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras e de aspectos socioculturais da surdez na comunidade escolar.

III. Escola Especial para surdos - Serviço especializado com proposta pedagógica de educação bilíngüe que oferece escolarização não-formal.

IV. Instituições especializadas - Serviço especializado que oferece atendimento educacional e/ou de natureza terapêutica (Psicologia e Fonoaudiologia entre outros), para alunos surdos matriculados na Educação Básica.

V. Intérprete de Libras- ele substitui a figura do professor em relação à função central na mediação do processo de aprendizagem. Sua atuação é a de mediar a comunicação entre surdos e ouvintes, nas diferentes situações de aprendizagem e interação social.

Estão corretas as afirmativas:

A

I, II e V

B

II, III e V

C

III, IV e V

D

I, II, IV

E

I, II, III e IV

2-Os pilares da educação bilíngue para surdos são:

I. O modelo de educação bilíngue contrapõe-se ao modelo Oralista porque considera o canal viso gestual de fundamental importância para a aquisição de linguagem da pessoa surda.

II. E contrapõe-se à comunicação total porque defende um espaço efetivo para a língua de sinais no trabalho educacional; por isso advoga que cada uma das línguas apresentadas ao surdo mantenha suas características próprias e que não se "`misture" uma com a outra.

III. A educação bilíngue para surdos propõe é que sejam ensinadas duas línguas, a língua de sinais e, secundariamente, a língua do grupo ouvinte majoritário, ou seja, a língua portuguesa.

IV. A educação bilíngue para surdos anula a língua portuguesa na modalidade oral e só aceita que o surdo aprenda a língua portuguesa na sua modalidade escrita.

V. Na proposta bilíngue para surdos todas as outras estão incluídas, ou seja, oralismo, comunicação total, gestos e português escrito.

As afirmativas corretas são:

A

I, III e IV

B

II, IV e V

C

II, III e V

D

III e V

E

I, II, III

3-Quando começou a surgir estudos sobre as língua de sinais utilizadas pelas comunidades surdas?

A

Na década de 1960

B

Na década de 1970

C

Na década de 1950

D

Na década de 1980

E

Na década de 1990

4-Como se dá o aprendizado da língua portuguesa pelos surdos?

A

Devido ao seu impedimento auditivo, o aprendizado da língua portuguesa irá processar-se como o de uma língua estrangeira, pois o mesmo exigirá ambiente artificial e sistematização por meio de metodologias próprias de ensino.

B

O aprendizado ocorre de forma bem natural e tranqüila assim como para o ouvinte.

C

O aprendizado ocorre assim que o surdo começa a freqüentar a escola, pois só basta o contato com a escrita para o português fluir.

D

Caso o surdo aprenda a falar ele também terá grandes chances de aprender a escrever o português.

E

O surdo só aprende o português escrito depois que aprende a soletrar as palavras

5-Desde 1960, a partir dos estudos do linguista norte-americano Stokoe, as Línguas de Sinais são consideradas realmente línguas com estrutura gramatical e regras próprias. No Brasil, a oficialização da Língua Brasileira de Sinais ocorreu recentemente.

Assinale a alternativa que corresponde a legislação federal que oficializou a Língua de Sinais no Brasil:

A

Decreto n. 5.296, de 2 de dezembro de 2004

B

Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002.

C

Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

D

Decreto n 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

E

Lei n. 10.423, de 15 de abril de 2002.

6-Quais as implicações da interação precoce das crianças surdas com adultos surdos, usuários da língua de sinais?

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com