TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Power Point

Pesquisas Acadêmicas: Power Point. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Universitário Fundação Santo André

Faeco – Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas

Gerente Minuto três técnicas

Santo André, 06 de maio de 2014

Resumo Livro Gerente Minuto

O livro “O Gerente Minuto”, conta a história de um rapaz que vai a busca de um gerente eficaz para trabalhar e aprender com ele. Conheceu numerosos gerentes durões, uns diziam ser autocráticos que visavam somente os lucros e resultados e outros diziam ser democrático que visava apoiar, ser atencioso, humano mais havia um ar de orgulho, porem não era o que o jovem procurava. No entanto, quanto mais ele procurava, mais difícil ficava a sua busca. Todos que encontrara eram ou completamente voltados para as tarefas ou para os indivíduos que as executa. Porém, nenhum deles possuía o que ele almejava encontrar.

Certo dia ouve falar de um gerente especial que residia em uma cidade próxima à sua e resolve visitá-lo. Ao falar com ele se surpreende em saber que se considera um Gerente Minuto e começa a indagá-lo. Descobre então que é necessário apenas de poucos minutos para conseguir das pessoas grandes resultados. Não acreditando nestas palavras, resolve conversar com o pessoal do Gerente a fim de descobrir mais sobre este peculiar modelo de gestão.

A primeira pessoa com quem fala é o Sr. Trenell. Com ele descobre o primeiro dos três segredos para se tornar um Gerente Minuto: O Estabelecimento de Objetivo-Minuto. Este consiste em concordar com o gestor sobre os objetivos; definir o que será considerado bom comportamento e desempenho, escrever tudo, em poucas palavras, em uma folha; Ler várias vezes os objetivos; rever o desempenho e verificar se o comportamento está de acordo com seus objetivos.

Impressionado, vai à busca do Sr. Levy e descobre com ele o segundo segredo: Elogios-Minuto. Este funciona da seguinte forma: o gerente deve dizer a pessoa com antecedência que lhe informará sobre o seu desempenho; Elogiar imediatamente; Dizer especificamente o que a pessoa fez de correto; Mostrar satisfação com o acerto; Encorajar a permanecer assim e dar um aperto de mão para que a pessoa sinta que a está apoiando.

Por fim, ao falar com a Srª. Brown descobre o terceiro e último segrego: As Repreensões-Minuto. Inicialmente, como nos Elogios-Minuto, deve avisar a pessoa com antecedência que ela será informada sobre seu desempenho. A repreensão deve ser imediata; o gerente deve dizer especificamente onde ocorreu o erro, como se sente em relação ao erro e parar para que a pessoa sinta o que ele sente. Em seguida, deve apertar a mão dela para que sinta que está do seu lado, lembrando-a que a considera e reafirmando o seu respeito por ela e o mais importante, terminada a repreensão o assunto deve ser dado por encerrado.

Fascinado com o que aprendera, torna-se um gerente minuto e repassa o segredo dessa gestão a todos. Anos à frente, encontra-se em seu escritório satisfeito consigo mesmo pelo seu progresso e sucesso. Ao tocar o interfone sua secretária o informa que há uma moça que deseja saber o modo como ele gerencia as pessoas, e com todo o prazer ele lhe repassa todos os segredos da Gerência-Minuto.

Este livro relata exatamente o que acontece nos dias de hoje. A procura por gestores eficientes capazes de liderar pessoas é cada vez mais freqüente nas empresas. Embora muitas organizações ainda não tenham seus horizontes abertos à importância das pessoas na organização, algumas já perceberam que são os esforços de seus “colaboradores” que a empresa consegue alcançar seus objetivos e metas, a curto ou longo prazo. Isso não quer dizer que os gestores devem ser totalmente democráticos ou totalmente autocráticos. Eles devem sim encontrar o equilíbrio entre os dois termos a fim de conseguir resultados através da satisfação de seus funcionários.

Qualquer gerente ou chefe pode aprendê-los rapidamente e pô-los a funcionar no mesmo dia ou no dia seguinte, na empresa e na vida pessoal e familiar;

a empresa obtém resultados rápidos e eficazes – melhora a comunicação, a produtividade e o trabalho em equipe; aumenta a motivação, o que beneficia a qualidade dos produtos e o atendimento aos clientes – os empregados passam a "vestir a camisa" da empresa, os gerentes obtêm melhores resultados em menos tempo e com menos desgaste.

As organizações são feitas de pessoas e para pessoas.” Assim sendo, a forma de gerir estas pessoas é um fator determinante para o sucesso empresarial. Apesar de muitos não saberem, as pessoas são o patrimônio maior da empresa e devem ser compreendidas em suas falhas e acertos. Este é o meio mais eficaz de se conseguir resultados. O Gerente Minuto se enquadra perfeitamente no novo perfil de profissional exigido pelo mercado, líder que direciona sua equipe com sua equipe ao sucesso, valorizando suas habilidades e aptidões.

Para se ser um bom gerente minuto é preciso compreender os três segredos do gerente:

1. Estabelecer objetivos de um minuto;

2. Distribuir elogios de um minuto;

3. Fazer repreensões de um minuto.

.

Pontos Positivos e Negativos da Técnica

Pontos Positivos:

• Ao deixar claro para os funcionários o que se espera de cada um, tanto da sua função como de sua postura, é possível evitar problemas futuros e alcançar com mais eficácia seus objetivos.

• Ao demonstrar aos funcionários como se sente satisfeito quando eles exercem suas funções de forma correta, lembrando-os de suas capacidades, faz com que os mesmos fiquem motivados a desempenhar suas tarefas corretamente sempre.

• Ao informar o funcionário o que ele cometeu um erro assim que identificar, faz com que o mesmo perceba seu erro de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com