Power Point
Seminário: Power Point. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felicidade10 • 22/11/2013 • Seminário • 307 Palavras (2 Páginas) • 695 Visualizações
Sugere-se a utilização de PowerPoint para apresentação dos pontos da aula, bem como a exibição dos vídeos/filmes indicados.
APLICAÇÃO PRÁTICA/ TEÓRICA
O aluno deverá consultar seu material didático a fim de responder ao seguinte caso concreto:
Caso 1 - O que importa é o motivo. Perguntas para Kant de Michael Sandel
"A filosofia moral de Kant é poderosa e convincente, mas pode ser difícil de compreender, principalmente à primeira vista. Se você conseguiu me acompanhar até este ponto, pode ser que várias questões lhe tenham ocorrido.
Questão I: O imperativo categórico de Kant ensina-nos a tratar todos os indivíduos com respeito, como um fim em si mesmos. Não seria isso praticamente a mesma coisa que a Regra de Ouro? (...)Resposta: Não. A Regra de Ouro depende de fatos contingentes que variam de acordo com a forma como cada um gostaria de ser tratado. O imperativo categórico obriga-nos a abstrair essas contingências e a respeitar as pessoas como seres racionais, independentemente do que elas possam desejar em uma determinada situação" (SANDEL, M. Justiça. O que é fazer a coisa certa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.)
Após a leitura da citação de Michael Sandel, responda:
1. O que é o imperativo categórico e o que representou na teoria moral de Kant?
2. Você concorda com o argumento apresentado por Sandel? Justifique a sua resposta.
CONSIDERAÇÃO ADICIONAL
Saiba mais:
Sugestão 1: TERRA, Ricardo R. Kant e o direito. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. (Col. Filosofia passo a passo)
Sugestão 2: PILON, Almir José. Liberdade e Justiça. Uma introdução à filosofia do direito em Kant e Rawls. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2002. (Parte 1 - O conceito de justiça em Kant, p. 29-73)
Indicação de sites:
WIKIPÉDIA. Immanuel Kant. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant >. Acesso em: 22 jun. 2010.
MUNDO DOS FILÓSOFOS. Immanuel Kant. Disponível em:< http://www.achegas.net/anteriores.html>. Acesso em: 22 jun. 2010. >. Acesso em: 22 jun. 2010.
...