Pratica Pedagógica
Monografias: Pratica Pedagógica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sabrinaesuelen • 12/5/2014 • 875 Palavras (4 Páginas) • 225 Visualizações
INTRODUÇÃO
Durante todo o estudo na etapa foi observado as questões levantadas a respeito do Ser humano e seus desenvolvimentos e socializações. O homem é um produtor de cultura, um ser inacabado, instigável, que está sempre em busca do novo. Notei nos estudos que o homem é o ser mais complexo, e sua singularidade é notável diante de todas as outras criaturas existentes ao seu redor. A ciência se encarrega de estudar a natureza, em buscar categorizar todos os fatos, porém quando falamos do homem o problema logo se apresenta, uma vez que precisamos de uma definição universalmente válida. Neste presente trabalho relatarei diversas idéias acerca do homem e suas implicações para nossa prática educativa, segundo o componente “Ser Humano e suas Dimensões” estudado na primeira etapa.
O SER HUMANO E SUAS DIMENSÕES
No estudo feito durante toda a etapa a matéria se mostrou bem clara, mais em alguns momentos complexas, como no estudo feito sobre a dimensão biológica dos seres humanos que fala detalhadamente sobre todo o processo biológico de desenvolvimento do ser.
É uma parte muito importante que explicou desde a célula até a ser já adulto, mais que durante todo o estudo deixava algumas duvidas mais que esclarecidas pelas professoras, ou pesquisas mais aprofundadas.
Os estudos me fez reconhecer que a matéria tem como finalidade compreender o ser humano, estudá-lo, analisar seu comportamento, seu relacionamento consigo e com o mundo externo, e esse estudo seria dificultoso e desafiador.
Não bastasse todo o aspecto já mencionado, ainda se acrescenta outro grau de dificuldade, o de fazer todo esse empreendimento sob uma perspectiva cristã. E o que isso significa? Que toda pesquisa, fundamentação, argumentação e conclusão precisam respeitar os pressupostos cristãos, é reconhecer que para além de toda análise que se possa adquirir por meio da ciência é indispensável conscientizar-se que existe um ponto que somente o Evangelho pode discernir no homem.
Estudar o homem dessa perspectiva é fundamental para uma compreensão adequada do próprio homem com tal e do mundo a sua volta. Os seres vivos pela busca de sobrevivência, vão descobrindo formas de se adaptar ao meio ambiente onde vivem, modificando-se e adquirindo novas formas de sobrevivência. Ele pode ajustar-se a um numero maior de ambientes do que qual quer outra criatura, é capaz de romper com o passado, modificar o presente e prever o futuro.
Na busca pelo desenvolvimento humano a educação é uma das atividades básicas necessárias á sobrevivência de qualquer sociedade, é por meio da educação que acontece a transmissão das tradições, costumes e valores de uma sociedade. A educação está interligada com a cultura, sociedade e trabalho, e pela a educação, o individuo adquire conhecimentos necessários para viver e compreender o mundo adaptar-se na vida em sociedade, incorporar valores e saberes que permitam sua aceitação no grupo social em que está inserido.
Os indivíduos por meio da educação recebida apropriam-se de saberes necessários para a sua atuação, e vão interpretando esses papéis na vida real enquanto sujeito histórico que vive em um determinado tempo e espaço.
Foi passado nos estudos que a aprendizagem é fundamental para a vida humana, por meio dela os seres humanos se distanciam da vida animal e passam a se considerar seres que conseguem superar suas limitações orgânicas. Vivendo em sociedade o homem aprende a planejar direcionar e avaliar a sua ação. Ao longo desse processo, ele comete alguns erros, reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los. Experimentam alegrias, tristezas,
...