Pratica V
Artigos Científicos: Pratica V. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janainarangel • 24/3/2015 • 346 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DR JUIZ DE DIREITO DA .... ª VARA CÍVEL DA COMARCA DO RIO DE JANEIRO - RJ...
(10 linhas)
PEDRO., já qualificado nos autos de RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE, que lhe move ....; através de seus advogados ao final firmados, com escritório profissional na Rua .... nº ...., onde recebem intimações, vêm respeitosamente à presença de Vossa Excelência, apresentar
CONTESTAÇÃO
aos termos da peça inicial, conforme os fundamentos de fato e de direito aduzidos:
PRELIMINARES:
1ª INCOMPETÊNCIA ABSOLUTA - conforme artigo 100 CPC inciso II, a ação deveria ter sido movida na Cidade de São Paulo e não no Rio de Janeiro, (interesse do menor, em razão da matéria), a autora reside com o mesmo em São Paulo. Súmula 1 STJ.
2ª ILEGITIMIDADE ATIVA - art 267, inciso VI CPC , a autora pede alimentos em nome próprio não do filho.
3º ILEGITIMIDADE PASSIVA - Súmula 277 STJ
4º IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO, art 267, VI, CPC, a autora esta pedindo pensão também aos avós, impossibilidade jurídica
DO MÉRITO
Caso o entendimento de Vossa excelência ultrapasse as preliminares, há que se analisar os seguintes requisitos como mérito:
1º Como houve recusa por parte da mãe, presume-se que Pedro não é pai, este tem sido o entendimento do STJ, de acordo com a súmula 301.
2º Há testemunhas que afirmam que Geraldo é o verdadeiro pai.
3 º Alimentos, de acordo com o artigo 1694 do CC, alimentos caso condenação observando necessidade/possibilidade do menor.
4º Art. 1697 cc e 1698 cc. Os avós só respondem se o pai não responder o seja não preencher o binômio necessidade/possibilidade. Improcedente o pedido em face dos ávos paternos.
5º: Ilegitimidade passiva dos avós.
Face ao acima elencado, torna-se inviável a pretensão do Requerente em RECONHECIMENTO DA PATERNIDADE. Em face do réu.
Diante do exposto, requer a produção de todas as provas em direito admitidas, documental e pericial se necessário for. Requer ainda o depoimento pessoal do autora, sob pena de confesso.
Requer, finalmente, que a ação seja julgada totalmente IMPROCEDENTE, condenando-se o autor ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios no percentual de 20 %.
Nestes termos,
Pede deferimento.
Loca/Data
Advogado OAB/...
...