Praticas Pedagodicas
Artigo: Praticas Pedagodicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crisagama • 13/5/2014 • 2.818 Palavras (12 Páginas) • 203 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
ADRIANA FRANCISCA DE CARVALHO MIGUEL
PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...................................................................................................4
2. PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL-MATERIAIS DIDÁTICOS..............5
3. EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA........................................................7
4. AVALIAÇÃO ESCOLAR...................................................................................9
5. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.........................................10
CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................12
REFERÊNCIA...........................................................................................................13
1- INTRODUÇÃO
No intuito de compreender e melhor aprofundar sobre o curso de pedagogia, apresentamos neste trabalho as atividades do portfolio das disciplinas: Avaliação Escolar, Ciência, Tecnologia e Educação, Fundamentos da Educação a Distância e Pesquisa e Prática Profissional Materiais didáticos.
Esse Portfolio é importante para que possamos compreender que a formação e profissionalização de docentes são aspectos indissociáveis na forma de ingresso no campo de atuação, nas formas de organização e produção do trabalho escolar e nas perspectivas de crescimento e desenvolvimento profissional.
O mesmo também é base para aprimorar nossos conhecimentos sobre a aprendizagem digital, visto que no momento em que as tecnologias de informação e comunicação revolucionam o mundo.
O ensino não pode se constituir na exceção à regra, principalmente quando é evidente que os acessos às redes, sejam internos ou a seja própria Internet, é cada vez mais democrática, e os equipamentos necessários, cada vez mais acessíveis.
Permitindo-nos conquistar nossa identidade como professora e educador, uma vez que; A educação é um bem amplamente social. Sua intervenção possibilita valorização do ser humano. Utiliza-se das potencialidades educacionais e de seus resultados para a promoção de melhoria de qualidade de vida à sociedade.
As partes que iram compor este trabalho são: em PPP-Materiais didáticos veremos as definições de educação, ensino e pesquisa e a importância dessas ações para a atuação do professor no contexto educacional. A descrição de como os recursos didáticos foi evoluindo ao longo da história da educação; a definição de material didático.
Em Ciências Tecnologia e Educação conheceremos os vários tipos de leitores e em entrevista com alunos verificar qual desses eles mais se identificam, veremos porque os professore ainda não estão incluídos na era digital, como os computadores podem influenciar nas educação escolar.
Em Avaliação Escolar será realizadas as atividade propostas no livro.
E por fim em Fundamentos da Educação a Distância veremos como a EAD foi implantada no Brasil, e as iniciativas sobre a educação a distância.
2. PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL-MATERIAIS DIDÁTICOS
O PAPEL DO MATERIAL DIDÁTICO NA ESCOLA.
Pesquisar é um processo que objetiva entrar em contato com realidades desconhecidas ou pouco conhecidas, revelando suas características e peculiaridades, observando critérios específicos e com uma metodologia de trabalho. A atividade de pesquisa está ligada a várias instâncias, desde o desenvolvimento de novos conhecimentos, passando pela pesquisa diagnóstica nos mais diversos campos - saúde, por exemplo - até o abastecimento de dados e informações necessárias à elaboração do planejamento. Há uma preocupação com ensino de qualidade mais do que com a educação de qualidade. Ensino e educação são conceitos diferentes. No ensino se organizam uma série de atividades didáticas para ajudar os alunos a que compreendam áreas específicas do conhecimento.
Na educação o foco, além de ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a ter uma visão de totalidade.
Os materiais didáticos vêm contribuindo para facilitar e melhorar a capacidade de apreensão do conteúdo. Para entender melhor a importância dos materiais didáticos, apresentarei a evolução desse materiais, considerando a evolução e aplicação:
1) Meios de ensino de primeira geração: cartazes, mapas, gráficos, materiais escritos, exposições, modelos, quadro-negro, etc.;
2) Meios de ensino de segunda geração: manuais, livros, textos de exercícios, testes, impressos, etc.;
3) Meios de ensino de terceira geração: fotografias, diapositivos, filmes mudos e sonoros, discos, rádio, televisão, etc.;
4) Meios de ensino de quarta geração: instrução programada, laboratório de língua, computadores. ( Scharmm, citado por Santos, 2005, p. 49)
Quando falamos em material didático, é necessária sua definição e sua importância no contexto educacional. Podemos definir material didático , segundo Karling (1991), como recurso humano e materiais usados para auxiliar e beneficiar o processo de ensino-aprendizagem.
O material didático é elemento que faz parte da aprendizagem e tem por finalidade estimula-la. Assim, podemos considerar que tudo que encontramos no ambiente educacional é passível de se transformar em um excelente recurso didático.
2.1 O MATERIAL DIDÁTICO E A ESCOLA
A escola investigada é mantida pela prefeitura e fica na cidade de Três Lagoas-MS, ela conta com 716 alunos de baixa renda. A escola oferta a Educação Infantil; Ensino Fundamental I e II, no período da manhã e da tarde. Cada sala tem em média 30 alunos. Todos os professores possuem pós-graduação na área da educação.
Pesquisar é o ato de procurar, diligentemente, respostas a indagações ou informações. A pesquisa contribui para a construção do conhecimento. Na Educação, a pesquisa
...