Pre Projeto Monografia A Literatura Na Aprendizagem
Artigos Científicos: Pre Projeto Monografia A Literatura Na Aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: profamargarete • 6/2/2014 • 1.070 Palavras (5 Páginas) • 7.505 Visualizações
SUMÁRIO
Tema.................................................................................................................4
Introdução........................................................................................................4
Justificativa.......................................................................................................5
Objetivo geral...................................................................................................6
Objetivos específicos.......................................................................................6
Problematização..............................................................................................6
Hipóteses.........................................................................................................6
Referencial teórico...........................................................................................7
Metodologia.....................................................................................................7
Cronograma.....................................................................................................8
Referências bibliográficas................................................................................8
Tema: LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS: sua importância no processo de aprendizagem da criança.
1- Introdução
A literatura infantil pode ser uma grande facilitadora do processo de aprendizagem da criança. Além de colaborar com a aquisição da leitura e escrita, ela oferece momentos de prazer, além de aguçar a imaginação e criatividade.
Esse pode ser um momento muito marcante nessa fase de aprendizagem e, cabe ao educador, dar ao educando a oportunidade de contato com o universo literário e, consequentemente, desenvolver através das atividades cotidianas, o gosto pela leitura que pode perdurar por toda a vida.
Ouvir histórias causa encantamento, desenvolve a capacidade de concentração e envolvimento. O pequeno ouvinte passa a se imaginar como parte integrante do enredo e começa a elaborar, mentalmente, soluções para os problemas que afligem a personagem. É nesse momento que começam a aparecer as primeiras oportunidades de solução para alguns conflitos.
De acordo com publicação da revista eletrônica da escola franciscana Nossa Senhora de Fátima:
Ler é viver a arte, sentir emoções, fazer viagens, conhecer mundos, costumes, cores, paisagens. Questionar e encontrar as respostas, sentir-se no meio de uma multidão, mesmo estando só, é não sentir solidão. Percorrer ruas antigas ou modernas voltar-se no tempo ou saltar vários anos adiante de si. Torcer, sofrer e sorrir com os personagens, desbravar matas e conviver com animais, numa aventura sem limites. (REVISTA ELETRONICA COLÉGIO DE FÁTIMA)
Enquanto participa das rodas de leitura, a criança em fase de alfabetização, passa por momentos de encantamento que são enriquecedores, tantos em termos de experiência pessoal, quanto na aquisição de novas palavras.
Geralmente, os contos literários, além das figuras coloridas, trazem as onomatopeias, recursos sonoros que não passam despercebidos e elas começam a reproduzi-los, dando-lhe significados. É exatamente esse momento que pode propiciar ao educando excelentes oportunidades de aprendizagem
2- Justificativa
A justificativa para a escolha desse tema dá-se pelo fato de se saber o quanto é importante que o educador desenvolva atividades relacionadas à literatura com seus alunos, especialmente nos anos iniciais da educação básica.
Através da literatura, o professor pode trabalhar temas relacionados aos conflitos presentes na sala de aula: brigas, apelidos, palavras ofensivas, além dos valores, que são fundamentais nessa etapa da vida escola, como: interação com os amiguinhos, colaboração, respeito, trabalho em equipe e, todo tipo de socialização, de uma forma geral.
Quando o professor faz do momento da leitura uma prática diária e poderosa, ele dá ao educando a oportunidade de se tornar um ser crítico e questionador. Abramovich assegura que:
Ao ler uma história a criança também desenvolve todo um potencial crítico. A partir daí ela pode pensar, duvidar, se perguntar, questionar... Pode se sentir inquietada, cutucada, querendo saber mais e melhor ou percebendo que se pode mudar de opinião... E isso não sendo feito uma vez ao ano... Mas fazendo parte da rotina escolar, sendo sistematizado, sempre presente – o que não significa trabalhar em cima dum esquema rígido e apenas repetitivo. (ABRAMOVICH,1994).
Dessa forma, o trabalho com a literatura no processo de alfabetização da criança é um recurso muito rico e deve ser explorado em toda sua magnitude.
Esse projeto pretende apresentar uma pesquisa bibliográfica sobre a importância da literatura como um instrumento colaborador no processo de aprendizagem nas séries iniciais.
3- Objetivo geral
Mostrar a importância da literatura no processo de alfabetização da criança.
4- Objetivos específicos
Incentivar o educador a adotar a literatura como parte integrante do seu planejamento escolar.
Estimular a equipe pedagógica para a adoção de projetos relacionados à literatura em sala de aula.
Tornar o ato da leitura rotineiro, com a utilização da biblioteca por todas as séries, em horários semanais, estipulados num cronograma específico.
5- Problematização
Qual o papel da literatura infantil no processo de alfabetização das crianças?
6- Hipótese
A utilização dos
...