Precisão E Exatidão De Instrumento Em Laboratório
Casos: Precisão E Exatidão De Instrumento Em Laboratório. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mel2522 • 20/3/2014 • 456 Palavras (2 Páginas) • 369 Visualizações
Precisão e Exatidão de instrumento em laboratório.
Objetivo
• Testar precisão e exatidão de balanças
• Calcular volumes de alguns instrumentos de laboratório
• Determinar valor médio
• Determinar devio padrão
• Calibração de vidrarias: Pipeta Volumétrica, bureta e proveta
• Aferição correta do menisco
• Atentar-se aos fatores que podem interferir na calibração e “pesagem”
Introdução
Para se realizar experimentos em laboratórios são usados instrumentos que medem volume, temperatura, massa, entre outros, e estes devem ser exatos e precisos o máximo possível.
Os termos que descrevem a confiança de uma medida numérica são a exatidão e a precisão.
A exatidão é relativa ao verdadeiro valor da quantidade medida e a precisão é relativo a reprodutibilidade do numero medido.
Ou seja; a precisão indica quanto as medidas repetidas estão próximas umas das outras e a exatidão indica o quão próximo do valor real (valor normalmente aceito como referência), está o valor medido.
Vale ressaltar que para se obter resultados tanto exatos quanto precisos é necessário ter consciência de distinção entre massa e peso.
Pois a massa de um objeto é uma medida numérica direta da quantidade de matéria do objeto. Já peso, é a força com que qualquer massa é atraída para o centro de qualquer planeta, contudo, depende do local e, portanto, seu uso é limitado.
E matéria é tudo o que tem massa e ocupa espaço.
As medidas de massa são feitas com balanças, que geralmente são os aparelhos de maior precisão em laboratórios químicos e são também dos mais delicados.
Geralmente as balanças são classificadas de acordo com a sua precisão, sendo as Semi analíticas e as Analiticas os tipos mais comuns.
Semi Analíticas
Precisão de 10mg (0,01g)
Capacidade 300-500 g
Analítica
Precisão de 0,1 mg (0,0001g)
Capacidade 150-200g
As balanças Analíticas usualmente apresentam o prato para colocação de amostras protegidos por vidros corrediços, pois até leves correntes de ar podem levar afetar o valor a ser lido. Devido à necessidade de precisão das medidas efetuadas, elas devem ter salas especificas para sua manipulação.
Quanto a leitura de volume de vidrarias, ela é feita comparando-se o nível do liquido com os traços marcados na parede do recipiente, chamamos de menisco a curvatura formada por um liquido, para líquidos transparentes usa-se a parte inferior do menisco como referencia na calibração. Já para líquidos escuros a leitura é feita na parte superior do menisco. Para ambos tipos de leitura o menisco tem que estar na linha de visão da pessoa que esta fazendo a
...