Preparação Do Propanal
Artigos Científicos: Preparação Do Propanal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EmiRodrigues • 25/3/2015 • 978 Palavras (4 Páginas) • 1.265 Visualizações
PREPARAÇÃO DO PROPANAL
INTRODUÇÃO
Aldeídos são compostos orgânicos que possuem o grupo funcional
O grupo funcional dos aldeídos é denominado aldoxila, metanoila ou formila.
Obtidos através da oxidação de álcoois primários em meio ácido ou de sua desidrogenação catalítica em presença de cobre. Um exemplo de formação de aldeído:
Os aldeídos de maior peso molecular são muito utilizados na indústria de cosméticos.
A fórmula bruta desses compostos mostra que o aldeído corresponde a um álcool com dois átomos de hidrogênio a menos. A nomenclatura oficial consiste em substituir o "o" dos hidrocarbonetos correspondentes por "al". Nos compostos que apresentam ramificações, considera-se como base a cadeia mais longa, iniciando-se nela a numeração. Geralmente, os aldeídos mais simples são designados a partir dos ácidos carboxílicos correspondentes. Assim, o composto derivado do ácido butírico é chamado de aldeído butírico ou de butiraldeído.
O número de carbonos dos aldeídos influi em suas propriedades. O odor dos que têm baixo peso molecular é irritante, mas, à medida que o número de carbonos aumenta, torna-se mais agradável; os que possuem de 8 a 12 átomos de carbono são usados em perfumes sintéticos. O ponto de ebulição também se eleva com o aumento do peso molecular, mantendo-se, porém, mais baixo que o dos álcoois com o mesmo número de carbonos. A alta solubilidade em água dos aldeídos de baixo peso molecular diminui rapidamente à medida que o número de carbonos aumenta: os aldeídos aromáticos são insolúveis em meio aquoso.
O propanal É uma substância que pertence ao grupo funcional aldeído de fórmula molecular C3H6O. Contém um grupo carbonila - grupo no qual um átomo de carbono tem uma ligação dupla com o oxigênio. O carbono ligado ao grupo carbonila também está ligado a um átomo de hidrogênio. Também pode ser chamado de propionaldeído.
Neste experimento, o objetivo será obter um aldeído (propanal) através da oxidação de um álcool primário propanol.
MATERIAIS E REAGENTES
Materiais:
- Balão de destilação 250ml;
- Condensador;
- Proveta
- Tubo de ensaio
- Rolha (cortiça);
- Becker;
- Funil;
- Funil de separação;
- Pedrinhas de porcelana;
- Manta aquecedora;
- Bastão de vidro;
- Balança de precisão;
- Placa aquecedora
Reagentes:
- Álcool propílico (C3H8O) – d= 0,8g/mL
- Ácido sulfúrico concentrado (H2SO4)
- Dicromato de potássio (K2Cr2O7)
- Água Destilada
- Nitrato de Prata (AgNO3) 5%
- Hidróxido de Sódio (NaOH) 10%
- Hidróxido de Amônia (NH4OH)
METODOLOGIA
Em um becker colocou-se 10mL de água destilada. Pipetou-se 5ml de H2SO4 e em seguida adicionou-o no béquer com a água cautelosamente resfriando até a temperatura ambiente. Foi acrescentado álcool propílico a mistura e então a transferiu para o balão de destilação. Colocou-se pedrinhas de porcelana porosa no mesmo. Após isso, acoplou-se o balão no sistema de aquecimento. Logo, adaptou-se um funil de separação na extremidade superior e um condensador no tubo lateral do balão. Em uma balança, foram medidos 14,7g de dicromato de potássio e logo o mesmo foi adicionado em um becker juntamente com 75ml de água, preparando assim uma solução oxidante. Após o resfriamento, a solução foi transferida para o funil de separação.
Ligou-se a manta aquecedora e abriu-se a torneira do funil de separação. A mistura foi adicionada ao balão e se manteve em ebulição (mas sem haver destilação). Depois que a mistura foi totalmente adicionada, desligou-se lentamente a manta. Como o rendimento foi pequeno, não foi necessário fazer a separação do aldeído.
Teste com Reativo de Tollens
Para
...