Principais mudanças no capital próprio
Artigo: Principais mudanças no capital próprio. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: THAsoares • 6/4/2014 • Artigo • 341 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
As Principais alterações nos Componentes Patrimoniais
O principal objetivo da contabilidade é fornecer informações de uma determinada empresa através de materiais estruturadas de natureza econômica, financeira, às pessoas internas e externas dessa empresa. Com isso, para melhor atender esse objetivo, foram feitas as alterações à estruturação das demonstrações financeiras.
E como o Brasil é um dos países que buscam a uniformização das normas de contabilidade nacional com a internacional, sofreu algumas alterações:
Os aspectos metodológicos : que são classificados de forma descritiva e com uma abordagem qualitativa onde são feitas análises mais profundas naquilo que esta sendo estudado;
Na teoria referencial, a legislação societária, vem sendo feita com base de estudos para delimitar as mudanças das leis, assim como os efeitos que as alterações possam causar na pratica com as sociedades. Com a criação dessas leis, faz com que o Brasil possa se internacionalizar com as normas contábeis e também melhorar a normatização contábil brasileira
Juntamente com isso, vem a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), um dos órgãos reguladores da contabilidade brasileira, a fim de disciplinar, normalizar e fiscalizar seu funcionamento, onde ela possa reconhecer as divergências entre as normas brasileiras com as internacionais.
No Balanço Patrimonial as alterações foram feitas referente à apresentação dos três grupos de contas:
Ativo: que antigamente era composto pelo ativo realizável em longo prazo, um grupo de contas independentes, que passou para Ativo não – circulante que também é composto pelas contas investimentos, imobilizados e intangíveis. E isso fez com que a nomenclatura ativo permanente saísse de cena;
Passivo: que era constituído de passivo circulante, passivo exigível à longo prazo e resultados de exercícios futuros, passou para apenas Passivo circulante e Passivo não- circulante, onde os critérios de avaliação também sofreram algumas mudanças.
Patrimônio Líquido: não sofreu alterações quanto a sua classificação, porém algumas modificações foram incluídas sendo elas: ajuste de avaliação patrimonial e ações em tesourarias.
Enfim, as alterações ocorridas na estruturação do Balanço Patrimonial foram feitas a partir de análises das mudanças societária a fim de melhoria à busca da convergências da normatização contábil brasileira com as normas internacionais de contabilidade.
...