Principais tarefas brinquedos
Resenha: Principais tarefas brinquedos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: keilamcarvalho • 10/11/2013 • Resenha • 437 Palavras (2 Páginas) • 350 Visualizações
Na escola, em casa e em espaços de lazer podemos identificar que as crianças hoje buscam um local para brincar, podendo assim interagir com um espaço voltado para sua faixa etária. E sabe-se que o espaço pedagógico adequado para esse processo brincar e aprender é chamado de Brinquedoteca.,
O brinquedo é um objeto facilitador do desenvolvimento das atividades lúdicas, que desperta a curiosidade das crianças, exercita a inteligência e permite a imaginação e a invenção. Portanto a Brinquedoteca, neste contexto, surge como um aliado à escola, com a proposta de auxiliar às crianças a formarem seu conceito do mundo, onde a afetividade é acolhida, a criatividade estimulada, os direitos da criança respeitados, e ainda oferece suporte pedagógico.
Quando a criança tem a oportunidade de conviver com outras crianças, sua chance de desenvolvimento, tanto intelectual como física, aumenta. A criança se sente mais estimulada, o que melhora a sua auto estima, pois ao contrário dos adultos, as crianças pequenas ainda estão em processo de construção de caráter e conceitos sociais, ela aceita mais facilmente as mudanças. As crianças têm maior facilidade para conviver com outras crianças e se integrar nas atividades escolares sem preconceito e distinção que crianças maiores e adultos teriam. A brincadeira é, para ela, um meio de integração com os colegas, é uma forma da criança se mostrar como ela é realmente e um espaço facilitador, como uma brinquedoteca, muito contribui para o seu desenvolvimento.
Os principais objetivos de uma brinquedoteca são:
Proporcionar espaço onde a criança possa brincar sossegada e interagir espontaneamente com outras crianças, desprovida de tabus e preconceitos; Estimular o desenvolvimento interior da criança e da sua capacidade de concentração; estimular a operatividade da criança; favorecer seu equilíbrio emocional; dar oportunidade para a criança explorar suas potencialidades; desenvolver a inteligência, a criatividade e sociabilidade das crianças; oportunizar a criança em explorar vários tipos de brinquedos; o aprendizado de jogos e brincadeiras; Incentivar a valorização dos brinquedos; emprestar brinquedos; desenvolver hábitos de responsabilidade e trabalho; provocar um tipo de relacionamento que respeite as preferências das crianças e assegure seus direitos; estimular o desenvolvimento global da criança; favorecer o encontro daqueles que apreciam as trocas afetivas, as brincadeiras e a convivência alegre e descontraída; estreitar o relacionamento familiar; cultivar sentimentos afetivos e a sensibilidade nas crianças; dar prazerosas oportunidades às crianças de se relacionarem com adultos de forma agradável.
...