TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios De Economia

Trabalho Escolar: Principios De Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  3.468 Palavras (14 Páginas)  •  5.387 Visualizações

Página 1 de 14

ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO S/C LTDA - ATE

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: ECONOMIA

PROFESSOR: Me. STEFANO ALMEIDA LOPES

RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS

ALUNOS:

DANIELE NASCIMENTO

ELVIO PORTO

LAIANE BARROS

LUANA MOURA FÉ

LUCIANA LOPES

NOEME SOUSA

TERESINA-PIAUÍ,

27 DE OUTUBRO DE 2014.

RESOLUÇÃO DO EXERCÍCIO REFERENTE AO LIVRO PRINCÍPIOS DE ECONOMIA - CAPÍTULOS 3, 4 E 5.

PÁG 130

1) O que uma escala e uma curva de demanda individual mostram? Por que a curva de demanda tem inclinação negativa? Como proceder para obtermos a escala de demanda de mercado? E a curva de demanda de mercado? R= Uma escala de demanda nos mostra a relação existente entre as variáveis e quantidade. Em uma escala mostra a quantidade máxima de tal bem ou serviço que o consumidor está disposto a pagar. A curva de demanda é a curva que estabelece graficamente a relação entre as quantidades de tal bem ou serviço que o consumidor está disposto a comprar e todos os possíveis preços. Em gráficos, nos mostram também as quantidades demandadas a preços intermediárias. A curva de demanda também envolve o seguinte conceito de “máximo”, pois ela nos mostra a quantidade máxima que o consumidor deseja adquirir a cada diferente preço (ou o preço máximo que o consumidor deseja pagar a cada diferente quantidade). A inclinação negativa indica que a quantidade demandada aumenta à medida que o preço cai (ou que a quantidade demandada diminui à medida que o preço aumenta), por isso que ela é desenhada de cima para baixo da esquerda para a direita. A escala de demanda de mercado é dada pela soma das quantidades demandadas pelos consumidores individuais a cada preço. A curva de demanda de mercado será dada pela representação gráfica da escala de demanda de mercado.

2) O que uma escala de oferta individual e uma curva de oferta individual mostram? Por que, em geral, a curva de oferta tem inclinação positiva? Como proceder para obtermos a escala de oferta de mercado? E a curva de oferta de mercado? R= A Escala de oferta de um produtor individual mostra a quantidade máxima de um determinadobem ou serviço que esse produtor estará disposto a oferecer a diferentes preços possíveis, coeteris paribus (ou seja, com os demais fatores que influenciam a oferta permanecendo constantes). A escala mostra a relação existente entre as variáveis preço e quantidade,a partir de uma escala a quantidade ofertada aumenta quando o preço aumenta e vice versa. A curva de oferta nos mostra graficamente a quantidade de algum bem ou serviço que o produtor estará disposto a oferecer a cada possível preço. A curva de oferta é desenhada de baixo para cima, da esquerda para a direita, e sua inclinação positiva indica que a quantidade ofertada de camisas aumenta quando o preço do produto aumenta, e à medida que decresce o preço de algum bem, diminui o número dos bens oferecidos à venda. A escala de oferta de mercado será dada pela soma das quantidades ofertadas pelos produtores A e B a cada preço. A curva de oferta de mercado é obtida a partir da escala de oferta de mercado.

3) Como é determinado o equilíbrio de mercado de um bem em ummercado competitivo? O que é um preço de equilíbrio? O que é quantidade de equilíbrio? R= Existirá equilíbrio estável em um mercado de concorrência perfeita quando o preço corrente de mercado tende a ser mantido, se as condições de demanda e oferta permanecerem inalteradas. É chamado preço de equilíbrio um preço que faz a quantidade demandada seja exatamente igual à quantidade ofertada. Ea quantidade correspondente a esse preço será a quantidade de equilíbrio.

4) O que ocorrerá em um mercado de um determinado bem caso o preço desse bem esteja acima do preço de equilíbrio? O que acontecerá como preço desse bem? O que acontecerá com a quantidade demandada e com a quantidade ofertada desse bem? R= Sempre que o preço estiver acima do preço de equilíbrio, teremos excesso de oferta da mercadoria. Esse excesso de oferta fará que o preço diminua até atingir o equilíbrio.

5) Esta questão baseia-se nas escalas de demanda e oferta de mercado do bem X mostradas a seguir:

QUADRO E-1

Escalas de demanda e de oferta de mercado do bem X

Preço ($/unidade) Quantidade Demandada (unidades/mês) Quantidade Ofertada (unidades/mês)

5,00 10 40

4,00 20 35

3,00 30 30

2,00 40 25

1,00 50 20

a) Construa as curvas de demanda e de oferta

b) Qual é o preço de equilíbrio? Qual é a quantidade de equilíbrio?R= 3,00 e 30unds.

c) Suponha que o governo estabeleça um preço máximo para esse bem, fixando-o em $2,00 por unidade. O que ocorrerá nesse mercado?R= Havendo a fixação de preço máximo e o excesso de demanda, a distribuição se dará com o surgimento de fila nas lojas, os primeiros que chegarem obterão. São feitas vendas debaixo do pano, podendo acontecer com qualquer produto com excesso de demanda, e o ofertante pode dar preferência aso clientes antigos, por diferentes razões. Surge o mercado negro e a violação da lei. O mercado negro é um mercado ilegal em que os controles de preços são ignorados. O governo estabelece um racionamento, intervém no mercado para distribuir a quantidade oferecida entre os consumidores.

Pág. 131 – TESTE DE MÚLTIPLA ESCOLHA

1) A lei da demanda estabelece:

a) Os produtores aumentam a quantidade ofertada de um bem quando o seu preço aumenta, coeteris paribus;

b) Existe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com