Princípios do direito ambiental: o conceito e as funções
Artigo: Princípios do direito ambiental: o conceito e as funções. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julianajuridico • 1/10/2014 • Artigo • 741 Palavras (3 Páginas) • 543 Visualizações
Princípios do Direito Ambiental: Conceito e Funções
Os princípios servem para facilitar o estudo e a análise de certos fundamentos isolado do direito. O principio pode ser utilizado em várias ciências, como na matemática, na geometria, na biologia etc. e traz consigo a noção de inicio de alguma coisa, ou seja, principio é o valor fundamental de uma questão jurídica.
O principio também pode ser modificado com o envolver dos tempos. Nada é absoluto. Os princípios são extraídos do ordenamento jurídico.
As principais características do principio são a simplicidade e a hierarquia superior.
Suas funções: a) integradora – preenchem lacunas do direito;
b) interpretativa – porque orientam o intérprete na aplicação da norma;
c) delimitadora – limitam a atuação legislativa, judicial e negocial;
d) fundante - fundamentam o ordenamento jurídico.
Princípios Gerais do Direito Ambiental
São vários os princípios ambientais, princípio do dever de todos os Estados de proteger o ambiente, princípio da obrigatoriedade de informações e da consulta prévia; princípio da precaução; principio do aproveitamento equitativo, ótimo e razoável dos recursos naturais; princípio do poluidor – pagador; princípio da igualdade; princípio da vida sustentável consubstanciados em:
1- Respeitar a comunidade dos seres vivos e cuidar dela;
2- Melhorar a qualidade da vida humana;
3- Conservar a vitalidade e a diversidade do planeta terra;
4- Minimizar o esgotamento de recursos não renováveis;
5- Permanecer nos limites da capacidade de suporte do planeta terra;
6- Modificar atitudes e princípios do direito humano fundamental;
7- Permitir que as comunidades cuidem de seu próprio meio ambiente;
8- Gerar uma estrutura nacional para a integração de desenvolvimento e conservação;
9- Constituir uma aliança global, princípio da supremacia do interesse público nas práticas pessoais, princípio da proteção do meio ambiente em relação aos interesses privados; princípio da indisponibilidade do interesse público na proteção do meio ambiente; princípio da obrigatoriedade da intervenção estatal; princípio da prevenção; etc.....
Os princípios têm objetivo de proteger toda espécie de vida no planeta, propiciando uma qualidade de vida satisfatória ao ser humano das presentes e futuras gerações.
Princípios específicos do direito ambiental
Princípios abrangentes:
a) Princípio do direito humano decorre do primeiro princípio da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento aprovado em Congresso realizado no Rio de Janeiro em 1992.
b) Princípio do desenvolvimento sustentável este princípio procura conciliar a proteção do meio ambiente com o desenvolvimento socioeconômico para a melhoria da qualidade
...