Problemas Causados Pelo Esgoto
Dissertações: Problemas Causados Pelo Esgoto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Manu123456789 • 31/7/2014 • 1.845 Palavras (8 Páginas) • 476 Visualizações
COLÉGIO JESUS MARIA JOSÉ
PROBLEMAS CAUSADOS PELO ESGOTO
Canarana-MT
2014
EMANUELLE BENEDETTI BÓLICO
Nome do Professor: Alex Marcato Gonçalves
Nome da aluna: Emanuelle Benedetti Bólico
Série: 1ºano
Canarana
2014
SUMÁRIO
1- Introdução
2- Problemas ambientais causados pelo esgoto em Canarana
3- Problemas ambientais causados pelo esgoto em Mato Grosso
4- Problemas ambientais causados pelo esgoto no Brasil
5- Problemas ambientais causados pelo esgoto no mundo
6- Conclusão
7- Bibliografia
Introdução
O meio ambiente esta muito presente na nossa vida, e devemos cuidar dele. Todavia, parece que todos só falam que devemos preservar; e na realidade é tudo fachada para ter fins lucrativos ou para fazer as pessoas acreditarem que esta sendo feito algo. Ninguém faz nada, ficam parados, as indústrias ignoram porque é mais fácil ganhar dinheiro do que preservar, é mais fácil despejar seus resíduos nas lagoas perto, do que gastar construindo algum lugar próprio para isso. Vamos abordar um levantamento dos problemas causados pelo esgoto, a sua origem, as decorrências socioeconômicas e as propostas de solução, acompanhadas de imagens e uma entrevista.
Problemas ambientais causados pelo esgoto em Canarana
Atualmente Canarana não possui uma rede de esgoto, e sendo assim todos os dejetos são jogados em fossas que acabam contaminando os lençóis freáticos e em alguns lugares próximos a rios, acaba sendo jogado lá; poluindo a água devida á falta de organização e planejamento anos atrás.
A CAB ( Companhia de Águas do Brasil ) de Canarana, que contem a concessão de água e esgoto pelos próximos 27 anos em nossa cidade, planeja vários investimentos para 2014, principalmente em relação ao esgoto. A CAB assumiu a concessão da água em Canarana no ano de 2010. Consta em contrato a construção também da rede de esgoto. Conforme João Antonio Possani Oinaski ( Coordenador técnico operacional da CAB ) a liberação de recursos para a construção da rede de coleta e tratamento de esgoto depende da elaboração e aprovação pelos municípios, do Plano Municipal de Saneamento que é instrumento da Lei 11.445/2007 – Política Nacional de Saneamento Básico. Segundo ele, a Prefeitura de Canarana está contratando uma empresa para realizar o estudo. Depois de concluída esta etapa, audiências públicas aprovarão o plano, para então a empresa acessar os financiamentos e iniciar os trabalhos na rede de tratamento de esgoto.
Para evitar a poluição causada pelo esgoto, não podemos fazer nada por enquanto. O que nos resta é esperar a construção da rede e insistir para que seja logo para não degradar mais o meio ambiente.
Tentei entrar em contato com João Antonio Possani Oinaski, para entrevista-lo, contudo pela falta de tempo dele não foi possível.
As imagens mostram a CAB e uma visita que algumas crianças fizeram ao local.
Problemas ambientais causados pelo esgoto em Mato Grosso
Na cidade de Cuiabá, os moradores têm reclamado da falta de medidas por parte do poder público em relação a um problema antigo: o esgoto a céu aberto que corre há dois anos entre os bairros Carumbé e Novo Mato Grosso. Varios órgãos públicos municipais e estatais já foram cobrados quanto ao problema que, segundo eles, deve ter sido provocado por alguma falha de encanamento da sede da Polícia Técnica (Politec). O esgoto mais se assemelha a um córrego e deságua também num córrego, o Gumitá, ele passa perto da sede da Politec e da unidade prisional Centro de Ressocialização do Carumbé (CRC) atraindo insetos e acumulando riscos de contração de doenças para os pedestres que passam - sobretudo para as crianças da região e para aqueles que se dirigem à Policlínica do Planalto. A solução teria que vir dos órgãos públicos e responsáveis, como a CAB de Cuiabá, que deveria achar a falha e consertar o problema que esta aumentando, tratar os efluentes em estação de tratamento adequado e depois devolvido.
Moradores já denunciaram a situação de descaso ao Juizado Volante Ambiental, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e à CAB Cuiabá. (Foto: Reprodução / TVCA)
Também, na cidade de Adamantina, uma moradora teve a casa inundada pelo esgoto, ela já havia reclamado diversas vezes e o governo não fez nada. Os vizinhos a ajudam quando possível, mas como na casa sempre inunda, esta danificando os moveis, além do mal cheiro e do risco de causar doenças à comunidade. A origem do problema dizem que é porque a moradia foi feito abaixo do nível na calçada, mas na verdade é que o encanamento do bairro foi mal feito e para resolver o problema deveriam refazer tudo.
...