Problemas, problemas e conflitos do cristianismo primitivo
Resenha: Problemas, problemas e conflitos do cristianismo primitivo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: regente • 21/3/2014 • Resenha • 984 Palavras (4 Páginas) • 339 Visualizações
Desafios, problemas e conflitos do cristianismo primitivo.
Conforme leitura do artigo de José Luiz Izidoro, do nosso material de pesquisa; “o processo da construção da identidade do cristianismo primitivo não esteve isento de conflitos e tensão, o seu processo interacional entre fronteiras étnicas e geográfica está impregnado de fatores de diferenciação e aproximação que irá construir um tecido identitário plural e diversificado”.
Destaco o ambiente onde o cristianismo nasceu. Sua fundação resultados na vida, morte e ressurreição de Cristo e a sua fundação entre os judeus são importantes para se compreender a origem do cristianismo.
O crescimento gradual do cristianismo e a cultura desses quadros no concilio de Jerusalém antecedem a pregação do Evangelho aos gentios por Paulo e outros, e também a emergência do cristianismo separado do judaísmo, as relações entre judaísmo e cristianismo do primeiro século da era cristã, com objetivo de mostrar como as duas religiões vão se distanciando aos poucos e o que conservaram entre si.
Conceituando, o judaísmo é a primeira religião monoteísta e acredita em um Deus único e soberano, criador e governador, Deus entreve além da ação do homem. É um Deus que interfere na historia do homem e o homem precisa descobrir qual a vontade de Deus, saber o que Deus quer.
Deus se revela na TORAH, e a partir dela o homem descobre o que Deus almeja dele, a TORAH é complementada pela TANAR = Bíblia. O judeu acredita que Deus escolheu seu povo e fez aliança com ele, protegendo-o, a TORAH é a forma de Deus se relacionar com o homem.
No livro do Gêneses, capitulo 17 é o texto de fundação do judaísmo, onde vemos o primeiro momento em que Deus se revela ao povo no chamado a Abraão, Abraão que era pagão, conhece a Deus que se apresenta a ele fazendo aliança e intervindo nas situações precárias da vida de Abraão, transformando a precariedade em algo organizado. (Gen 17,1-8)
O segundo momento do chamamento é quando Deus convoca Moises a libertar o povo no Egito. (Êx 3,1-10)
O terceiro momento é a entrega da TÀBOA da Lei a Moises que teria atuado como líder do povo em 1250 a.C. (Êx 31, 18)
Quando o cristianismo aparece, o judaísmo já tem aproximadamente 1800 anos de existência, já estava maduro, estruturado, com a concepção de um Deus único e com um culto definido.
O primeiro relacionamento entre as duas religiões é de proximidade, o cristianismo nasce como uma seita no judaísmo; Raymond BROWN, diz o contrário, e que as comunidades cristãs já nascem separadas do judaísmo. Na verdade ainda não há um consenso a respeito do que é histórico, pois é preciso estudar a partir do desenvolvimento evolutivo das comunidades da época.
Jesus Cristo, Judeu segundo a carne e a fé.
Paulo em Col 1,18 diz que Cristo é a cabeça da Igreja; antropologicamente dizer isto é falar que Jesus é o fundador da Igreja. Para saber se a afirmação é antropológica ou cristológica, devemos recorrer ao texto, definindo o que é histórico e o que não é, ( Escola de Bultmann).
Não é possível negar a existência de Jesus Histórico, seus milagres e ressurreição, pois só temos os Evangelhos para recorremos em nosso estudo, ( Escola de Oxford)
Entretanto, Jesus filho de Judeu nasce e vive sobre a lei, tinha a missão de melhorar o judaísmo e não de criar outra religião.
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