Processamento De Dados
Pesquisas Acadêmicas: Processamento De Dados. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: waldeckjr • 13/6/2014 • 835 Palavras (4 Páginas) • 375 Visualizações
UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI
COORDENAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
BEATRIZ EVELIM CARVALHO
O CUIDADO PALIATIVO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
TERESINA
2014
BEATRIZ EVELIM CARVALHO
O CUIDADO PALIATIVO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Projeto de pesquisa apresentado à Coordenação do Curso de Especialização em Terapia Intensiva, como requisito de avaliação.
.
Orientadora:
Profa. Dra.. Lia Moura
Linha de Pesquisa: Terapia Intensiva
TERESINA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------------3
2 METODOLOGIA ----------------------------------------------------------------------------------4
3 ORÇAMENTO --------------------------------------------------------------------------------------5
4 CRONOGRAMA -----------------------------------------------------------------------------------6
REFERÊNCIAS -------------------------------------------------------------------------------- ------9
1 INTRODUÇÃO
O aumento da expectativa de vida, o avanço das tecnologias na área da saúde, assim como aumento dos casos de doenças crônico degenerativas tem levado cada vez mais a questões sobre a terminalidade da vida.
Na década de 1960, teve início na Inglaterra o movimento moderno dos cuidados paliativos, que posteriormente foi expandido para Canadá, Estados Unidos da América e nos últimos 25 anos do século XX, para o restante da Europa. Esse movimento foi importante por chamar a atenção para o sofrimento dos pacientes incuráveis, para a falta de respostas por parte dos serviços de saúde e para a especificidade dos cuidados necessários a essa população, proporcionando aos pacientes que já não viam possibilidade de se submeter a tratamento que levasse a cura, a possibilidade de receber cuidados em ambiente apropriado, que permitisse a proteção da sua dignidade¹.
A organização mundial de saúde (OMS), definiu em 1990 e atualizou em 2002, o conceito de cuidados paliativos como ações prestadas por uma equipe multidisciplinar a pacientes com doença progressiva e irreversível, com o intuito de prevenir e aliviar sofrimento físico psicológico, social espiritual e social.
No ano de 2001, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde (MS) publicaram um manual de cuidados paliativos como forma de divulgar informações e orientar profissionais da saúde que prestam assistência a esses pacientes. Entre as metas estabelecidas estão promover a finitude da vida de forma digna, por meio de uma terapêutica voltada ao controle sintomático e preservação da qualidade de vida, sem prolongamento ou abreviação da sobrevida, sendo indispensável uma abordagem multidisciplinar ².
Observou-se que ao longo da história, fatores sociais aliados a aspectos culturais tem culminado em um aumento do número de óbitos ocorridos em hospitais, especialmente nas unidades de terapia intensiva (UTI). Nesse contexto, muitas vezes diante de um paciente com doença avançada e sem possibilidade de cura internado na unidade de terapia intensiva, membros da equipe multiprofissional angustiam-se com questões sobre vida e morte, e qualidade de vida na fase terminal ³.
2 METODOLOGIA
O presente estudo será realizado a partir de uma revisão integrativa de artigos, tendo como objetivo analisar a produção científica sobre os cuidados paliativos na unidade de terapia intensiva. A revisão integrativa constitui-se de análise de pesquisas relevantes acerca de determinado tema, que podem servir como base para a melhoria da assistência clínica, assim como identificar lacunas do conhecimento que podem e devem ser preenchidas com a realização de novos estudos 4.
A questão norteadora deste estudo será: qual a produção científica sobre os cuidados paliativos na unidade de terapia intensiva?
Para a seleção da amostra serão estabelecidos os seguintes critérios de inclusão: artigos que abordem o tema “cuidados paliativos na unidade de terapia intensiva” disponibilizados
...