Processo Administrativo
Trabalho Escolar: Processo Administrativo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lefelizardo • 6/10/2013 • 472 Palavras (2 Páginas) • 279 Visualizações
Fundamentos do Processo Administrativo - Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Planejamento: Tratado no nível institucional da empresa. Busca Conceitos a fim de conhecer o objeto da empresa para que o mesmo seja alcançado. Subdivide-se em três grupos, são eles:
Planejamento Estratégico – envolve na maioria das vezes o nível institucional da empresa, envolve prazos mais longos, planos mais elaborados.
Planejamento Tático – Planos com bases em hipóteses, antecipados, visam prematuramente objetivos a serem aplicados pensando numa realidade futura.
Planejamento Operacional – planos que envolvem o nível operacional, preocupam-se em com o fazer e como fazer. Têm caráter imediato, ou seja, tem como base o processo instantâneo.
Organização: A função administrativa que busca organizar, estruturar e integrar recursos juntamente com as atribuições na hierarquia da entidade. Também dividido em algumas classes:
Organização Formal- Com base numa forma de pensar mais racional e consciente, envolve pessoas impostas no processo decisório.
Organização Informal – Emerge naturalmente entre pessoas que ocupam cargos dentro da organização.
Organização Linear – Mais simples e antiga. Consiste na informação de que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados.
Organização Funcional – Aplica a funcionalidade e especialização das funções, capacita de certa forma os agentes dentro da organização.
Organização Linha-Staff – Concentra-se em delegar autoridade sobre serviços especializados, como também atribuições e objetivos dentro da empresa.
Direção: Trata da ação da empresa na condução, distribuição das atividades e das pessoas que nelas se envolvem.
Designa o processo pelo qual os gerentes procuram lidar com seus subordinados, liderando-os e comunicando-se com eles.
Controle: Consiste no controle das ações empresariais, das definições das bases do controle; tipos e voltados às relações humanas da empresa.
Facilita a troca de informações; estabelece princípios de acordo com o programa adotado; tem como objetivo medir e corrigir o desempenho dos subordinados.
As funções empresariais visam à atuação dos futuros gestores. Demonstra a necessidade do conhecimento de atuar em cada setor dentro de uma entidade.
Gestão Estratégica: Muito diferente do Planejamento estratégico a gestão consiste na formulação de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada. Elaboração de projetos e acompanhamento e gerencia dos passos da implementação.
Subdivide-se:
Diagnostico Estratégico – são realizados os levantamentos das situações atuais da empresa, busca a partir daí a adequação das estratégias oferecendo resultados aos problemas apresentados.
Prontidão Estratégica – Trata-se do envolvimento e disponibilidade da direção em relação ao futuro; dá certa atenção as mudanças que podem afetar positiva ou negativamente a empresa.
Direcionamento Estratégico
...