Processo Administrativo
Monografias: Processo Administrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TOMODACHI • 17/11/2013 • 3.116 Palavras (13 Páginas) • 353 Visualizações
ATPS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
ETAPA 1
CAPA (INDICE)
INTRODUÇÃO
Em uma gestão administrativa é necessário a utilização das ferramentas gerenciais,pois ela possibilita evitar erros desnecessários e ajuda a tomar decisões mais eficientes.
Vamos ver o que é um planejamento estratégico e como ele pode melhorar o desempenho de uma empresa.
DESENVOLVIMENTO
Patrick k. montana e Bruce H. Charnov define planejamento como processo de
determinar os objetivos organizacionais e de como atingi-los.
Direciona a missão da organização em termos de suas principais atividades.
O planejamento analisa alternativas para realizar a missão, normalmente os resultados são alvos de oportunidade no interior do setor ou do mercado.É importante um planejamento para escolher um destino, avaliar rotas alternativas e para decidir sobre o curso especifico. O planejamento é uma disciplina que pode ajudar os gerentes a analisarem cuidadosamente as questões e os problemas e as conceberem alternativas para lidar com as questões e superar os problemas. O planejamento deve ser feito sobre medida para cada organização. Embora os conceitos básicos sejam os mesmos, a cultura e a filosofia de cada organização irão resultar em um conjunto de prioridades ligeiramente diferentes. Os níveis de envolvimento em um método de comunicação consistente são decisivos para o sucesso, bem como uso intenso de assessoria no processo de planejamento. A estururação de um planejamento de uma organização pode ser visto a partir de três perspectivas diferentes:
Planejamento Estratégico:tem um longo período entre o inicio e os resultados ,considera o futuro em termos da missão da organização.
Planejamento Tático:possui um tempo de duração mais curto que o planejamento estratégico e está voltado mais especificamente à variáveis como condições de mercado, metas financeiras e recursos necessários para executar a missão. Todo planejamento tático é realizado dentro da estrutura do planejamento estratégico.
Planejamento Operacional:Possui um prazo ainda mais curto do que o planejamento tático,ele que trata de cronogramas, tarefas especificas e alvos mensuráveis e envolve gerentes em cada unidade que será responsável pela realização do plano.
O planejamento é a função de todo gerente, bem como uma função institucional. Um Órgão de planejamento institucional pode colher dados, analisa-los e coloca-los á disposição dos executivos e de todos os gerentes que cuidam do planejamento diário para executar um projeto por etapas, da ideia á implementação. Existem varias ferramentas e técnicas para auxiliar o planejamento.
Para Henry Fayol o planejamento é a ferramenta que serve para administrar as relações com o futuro. É uma aplicação especifica do processo decisório. Alem de ser um processo de tomar decisões, o planejamento é uma dimensão das competências intelectuais.
A decisão e a capacidade de lidar com o futuro por meio do planejamento refletem esta inteligência, Essa inteligência como todas as outras, pode ser desenvolvida por meio de educação e experiência.
O processo de planejamento compreende três etapas principais. Cada uma destas etapas é um processo decisório em si, envolvendo analises, avaliação de alternativas e escolha de um curso de ação. Cada uma destas decisões comporta erros e acertos, que dependem das competências do planejador e de outros fatores com a disponibilidade de informações.
ELABORAÇÃO DE PLANOS
DADOS DE ENTRADA
PROCESSO DE PLANEJAMENTO
* Analise e interpretação dos dados de entrada
* Criação e analise de alternativas
* Decisões
* Informação
* Modelos e técnicas de planejamento
* Ameaças e oportunidades
* Projeções
* Decisões que afetam ao futuro
* Etc.
* Analise e interpretação dos dados de entrada
* Criação e analise de alternativas
* Decisões
* Objetivos e Metas
Objetivo são os resultados desejados, que orientam o intelecto e a ação.São fins, propósitos, intenção ou estados futuros que as pessoas e as organizações pretendem alcançar, por meio da aplicação de esforços e recursos. Embora nem sempre estejam explícitos, os objetivos são as partes mais importantes do planejamento.
Um objetivo pode ser:
* Uma situação ou estado de futuro desejado.
* A realização de um produto, físico ou conceitual.
* A realização de um evento.
Sempre que possível os objetivos devem ser quantitativos. Devem ser formuladosem termos numéricos, associados a indicadores específicos de desempenho como quantidade, data, nível de qualidade ou ordem de grandeza dos recursos empregados.
* Tipos de Planos
Os planos podem ser classificados segundo diferentes critérios. Um dos critérios mais relevantes para os administradores é o critério da permanência, que classifica os planos em temporários e permanentes.
Planos temporários: Também chamados de planos de finalidades singulares, extinguem-se quando os objetivos são realizados. De forma geral, os planos temporários contem decisões não programadas.
Exemplos: Cronogramas, calendários, orçamentos e projetos.
Planos permanentes: Os planos permanentes contem as decisões programadas, que devem ser usadas em situações predefinidas.
Exemplos: Políticas, Procedimentos, missão e outros objetivos permanentes.
Níveis de Planejamento
O planejamento
...