Processo Administrativo
Artigos Científicos: Processo Administrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: regivalda • 6/4/2014 • 930 Palavras (4 Páginas) • 227 Visualizações
Introdução
Objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre o Planejamento e sua importância administrativa para as empresas. Primeiramente iremos entender o que é planejar e também descobrir que planejamento é uma ferramenta da administração, e como tal, o seu uso é indispensável para o sucesso da gestão das empresas. É um conjunto de processos, missão, diretrizes e ações a ser elaborado, implantado, desenvolvido, implementado e gerenciado, em pro de um objetivo distinto pré-estabelecido. Sendo que, divide-se em três principais níveis: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional. Onde veremos resumidamente cada um deles. O planejamento estratégico é o processo que realmente mobiliza as pessoas e a empresa para construir e escolher que tipo de futuro deseja. Exigindo que sejam levados em consideração quatro componentes fundamentais de uma boa estratégia: clientes, fornecedores, concorrentes e a empresa. O planejamento tático envolve um horizonte de tempo intermediário, geralmente um ano ou menos. E o planejamento operacional é considerado a tomada de decisão de curto prazo, normalmente feita em horas, dias ou semanas. Neste último tipo, normalmente encontramos dados muito acurados e precisos, e seus métodos devem ser capazes de manipular um grande volume de dados.
O PLANEJAMENTO
É uma ferramenta administrativa, usada á longo prazo, que possibilita avaliar a realidade, e os caminhos futuros, construindo um referencial, estruturando o tramite adequado que poderá ser reavaliando durante todo o processo a que o planejamento se destina.
Planejar é um processo no qual se identifica o ponto onde se quer chegar, para definir como chegar lá da forma mais eficiente possível. Ele também envolve a empresa como um todo, tirando o proveito de todos os pontos e capacidades que a empresa pode oferecer.
Para que tudo aconteça, é necessário cumprir todas as etapas do processo, onde primeiramente deve-se determinar os objetivos, e posteriormente analisar o ambiente externo, analisar a organização interna, formular alternativas, elaborar o planejamento das ações, implementar e executar as ações propostas e por fim avaliar os resultados.
Podemos considerar que o Planejamento tem benefícios plausíveis para uma empresa como:
-Utilizar os recursos de forma eficaz e eficiente (economia);
-Aumentar o conhecimento sobre o negocio/projeto e seu potencial de mercado;
-Criar um “espírito de negocio” e comprometimento com o negocio/projeto, tanto em relação ao dono ou responsável pelo negocio, como também junto aos funcionários/parceiros envolvidos.
-Determinar tarefas e prazos com responsabilidade definidas, viabilizando o controle do processo e do andamento do negocio.
O planejamento é dividido em dois tipos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento estratégico envolve todas as áreas da empresa, onde é definido a missão geral da empresa, valores, código de ética e sua relação quanto a satisfação de seus clientes e colaboradores. É definido pela diretoria da empresa em seu maior nível a qual todos os demais funcionários estão subordinados, é projetado para ter uma grande duração, podendo ser considerado uma filosofia de trabalho dentro da empresa.
Para executar esse planejamento a empresa deve saber aonde ela quer chegar, definindo que instrumentos e pessoas dentro da empresa utilizar e como botar isso em prática e também se avaliar para saber se está seguindo o
Planejamento tático
O Planejamento tático é a função administrativa que determina antes o que se deve fazer e quais os objetivos devem ser alcançados, além disto, usa dos respeito às pessoas de raça ou cor para que as empresas ou seus departamentos a partir de certas hipóteses em respeito a realidade atual e futura.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
Os planos operacionais relacionados com métodos são denominados procedimentos: servem para estabelecer a sequência de passos ou etapas
...