Processo Bayer
Monografias: Processo Bayer. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EstudosChagas • 1/12/2013 • 248 Palavras (1 Páginas) • 651 Visualizações
O processo bayer é o principal e o mais econômico método para produção de alumina e alumínio, a partir de bauxitos gibsíticos com baixa porcentagem de sílica.
A bauxita é moída e digerida em auto-clave com uma solução de hidróxido de sódio, carbonato de sódio e cal. A suspensão e o rejeito, denominado lama vermelha. Após a digestão e resfriamento, são separados por sedimentação e filtração. Os principais constituintes da lama vermelha são: oxido de ferro, titânio, carbonato de cálcio e produtos de desilicação. Após a digestão, a suspensão de aluminato de sódio é introduzida em precipitadores, onde germens de gibsita catalisam a formação de Al(OH)3. O precipitado é separado, lavado e calcinado. As condições de precipitação, tais como tempo, temperatura e condições de nucleação, são importantes no controle da distribuição de tamanho da partícula, textura e pureza do hidróxido produzido.
No processo bayer para cada 2-2,5 toneladas de bauxita tem-se, após a calcinação, aproximadamente 1 tonelada de alumina.
O estágio inicial, denominado digestão, envolve num primeiro momento a moagem da bauxita, seguida pela digestão propriamente dita com uma solução cáustica de hidróxido de sódio (NaOH) sob temperatura e pressão. As condições em que se processa a digestão (concentração, temperatura e pressão), variam de acordo com as propriedades da bauxita. Plantas modernas comumente operam em temperaturas entre 200 e 240 °C, e pressão em torno de 30 atm (WAO, 2003). Nestas condições a maioria das espécies contendo alumínio é dissolvida, formando um licor verde. Reações 1ª e 1b.
...