Processo Bayer
Trabalho Universitário: Processo Bayer. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mvterra • 15/6/2014 • 391 Palavras (2 Páginas) • 801 Visualizações
Processo Químico:
1. Moinho:
A bauxita é triturada, em um aparelho chamado moinho de barras, juntamente com um licor rico em NaOH que foi usado anteriormente no mesmo processo e foi pré-aquecido formando uma pasta aguada que será levada aos digestores.
2. Digestão:
Mais soda Caustica é adicionado para dissolver os compostos de alumínio contidos em suspensão. O processo de digestão produz uma solução de aluminato de sódio. Tudo isso ocorre numa panela de pressão, a pasta é bombeada para o espessador e depois para os filtros.
3. Clarificação:
Essa etapa é realizada em duas fases: espessamento e filtração. Na primeira etapa, a mistura é bombeada para o espessador, onde são adicionados floculantes, substâncias responsáveis por fazer com que partículas sólidas suspensas na solução se agrupem em flocos e precipitem. O espessador é um sistema de separação sólido-líquido com duas saídas chamadas overflow e underflow. A saída overflow é por transbordamento e é por onde sai o chamado licor verde, que contém basicamente NaAlO2, água e algumas poucas impurezas. O underflow é uma saída de subfluxo por onde sai o resíduo de bauxita com alta concentração de sólidos.
Na segunda fase da separação de resíduos, o licor é filtrado em filtros-prensa para eliminar a maioria das impurezas. A junção dos resíduos dos filtros com os do underflow formam o que se chama de lama vermelha.
4. Precipitação:
O licor obtido da fase de digestão, rico em aluminato de sódio (NaAlO2) e livre de sólidos, deve ser reconvertido em hidróxido de alumínio (Al2O3. 3H2O). Para que isso ocorra, obviamente, é necessária uma reação inversa à digestão. Inicialmente, é necessária a redução da temperatura do licor para aproximadamente 83ºC. Em seguida, a solução de NaAlO2 na fase líquida recebe uma pequena quantidade de “sementes” que atuarão como agentes nucleantes. Essas “sementes” são cristais de alumina, que servem para estimular a precipitação, facilitando a nucleação e o crescimento dos cristais de alumina.
5. Calcinação:
A calcinação é a última etapa da obtenção do óxido de alumínio, (Al2O3) – alumina. Nessa etapa, o Al2O3. 3H2O é aquecido a uma temperatura de cerca de 1000ºC para fazer com a água evapore, ou seja, para desidratar os cristais, formando a alumina pura, de aspecto arenoso e branco.
...