TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Aprendizagem

Trabalho Escolar: Processo De Aprendizagem. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  1.792 Palavras (8 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 8

Antes de falarmos sobre como criar um ambiente favorável a aprendizagem, teceremos algumas considerações sobre aprendizagem.

Sabe-se que a aprendizagem é um processo que, uma vez iniciado com o nascimento, só finda com a morte. Isto significa que em qualquer etapa, em qualquer situação ou em qualquer momento o indivíduo está aprendendo, sendo que à medida que aprende varia seu comportamento, seu desempenho, sua ótica, seus enfoques.

Quando a aprendizagem situa-se a nível de sala de aula, enfoca-se as aprendizagens formais onde os eventos devem ser organizados, planejados e encadeados de tal forma que seja possível ao aprendiz vislumbrar coerência e significado no que deve ser aprendido

A aprendizagem significa a própria mudança que vai operando no sujeito através das experiências.

Assim, tem-se que a “aprendizagem é uma modificação sistemática do comportamento, por efeito da prática ou da experiência, com sentido de progressiva adaptação ou ajustamento” (Campos, 1986).

“A aprendizagem é inferida quando ocorre uma mudança ou modificação no comportamento, mudança esta que permanece por períodos relativamente longos durante a vida do indivíduo” (Gagné, 1980).

Portanto, a “aprendizagem é uma mudança no comportamento que resulta tanto da prática quanto das experiências anteriores”(Kaplan, 1990).

Insta salientar que todo o processo de aprendizagem precisa ser permeado por um bom relacionamento entre os atores que participam desse processo. Posturas verticalizadas, impositivas, autoritárias, não favorecem a criação de um clima propício à construção do conhecimento. Do mesmo modo, atitudes de descompromisso, de indiferença, de falta de liderança e de desrespeito recíproco também não são favoráveis.

Desse modo, a sala de aula e a própria escola devem ser espaços que permitam, favoreçam e estimulem a participação de todos os alunos. As aulas devem ser bem planejadas e realizadas, visando à aprendizagem.

Dentro do processo do aprender, existem alguns fatores que impedem a aprendizagem, estes estão relacionados com a ansiedade e a angustia. Isso porque uma região do cérebro, responsável pelo processamento das emoções, denominada amígdala, responde às ameaças percebidas, bloqueando o fluxo de informações para os centros de aprendizagem do cérebro, embaralhando os circuitos neurais, impedindo assim a concentração.

O educador, como bom observador das características individuais de seus alunos, pode propiciar uma aprendizagem mais dinâmica e motivadora para a sua turma, através da criação de ambientes favoráveis de aprendizagem. Atividades de liderança e engajamento comunitário, podem ser eficazes no controle das ansiedades, visto que estimula a concentração na tomada de decisões, o trabalho em equipe mediante ações conjuntas, e a comunicação através do contato com outras pessoas.

Vale ressaltar que assim como as pessoas não são iguais, a forma que cada uma delas capta a informação e aprende também não é. Uma aprendizagem só pode ser considerada de fato efetiva, quando ela ganha sentido para o aprendiz, visto que todo o conhecimento passa por uma experiência ao longo da vida. Experiência esta que se modifica a cada nova aprendizagem.

Na sala de aula, o docente ao passar uma atividade que impulsione o aluno a aplicar o seu conhecimento, este sai do conceito da memória e ganha vida, passando a fazer parte da vivência (ou da experiência) deste aluno. É neste processo que se consolidam as aprendizagens.

Dentro do processo de aprendizagem existem algumas condições, e uma delas que deve ser observadas são as condições ambientais, as quais são situações ambientais favoráveis influem na aprendizagem. Assim, um ambiente adequado, ambiente reforçador, condição de acomodação física, de temperatura, iluminação e ventilação agradáveis, tendem a favorecer as aprendizagens em eficácia e realização.

Entretanto, para que haja uma boa aprendizagem, torna-se preponderante criar um ambiente que seja favorável a mesma.

Para se criar um ambiente favorável a aprendizagem, alguns passos devem ser seguidos. Vejamos:

1 O primeiro passo é colocar a crianças na escola. A partir dos dois anos e meio, a criança já está mais preparada para enfrentar o mundo e seus desafios, portanto, é uma boa época para matriculá-lo em uma instituição de ensino.

Todavia, “ao escolher a escolinha, considere que para a criança é fundamental viver em um ambiente seguro e confiável, onde ela possa se constituir enquanto indivíduo, separado da mãe e preparado para o convívio social”.

Independentemente do método de ensino adotado, uma das melhores maneiras de estimular o desenvolvimento saudável é por meio do brincar.

A experiência da brincadeira acontece em um espaço/tempo que une o mundo interno da criança (fantasias/angústias/desejos) com o mundo externo (realidade/ambiente). Esse elo é a base da capacidade criadora humana.

Por último, um aspecto importante para o aprendizado infantil é a relação mãe/filho.

2 Trabalhar com Artes, com o objetivo de despertar para a importância desta disciplina, utilizando o desenho de observação como ferramenta principal e motivadora na aprendizagem e estímulo da criatividade da criança, fazendo relação com outras áreas do conhecimento, especificamente Ciências e História, concebidos a partir de uma investigação bibliográfica a respeito da Arte, e das influências do meio na formação da criança, entre elas destacamos como princípio iluminador a obra de Betty Edwards, “Desenhando com o lado direito do Cérebro”.

3 No Jardim de Infância, o espaço deve ser pensado e organizado em função da criança e adequado às atividades que nele se desenvolvem.

4 O Jardim de Infância deve oferecer condições que permitam às crianças descobrirem e relacionarem-se com o mundo à sua volta.

5 No Jardim de Infância, o espaço é caracterizado por: Um ambiente alegre, colorido e acolhedor; Diferentes zonas de atividades; Materiais e equipamentos diversos.

6 As crianças devem participar ativamente na construção e organização do espaço do Jardim de Infância. O ambiente que nele se vive é fruto da relação, entre as crianças, o educador, o pessoal de apoio e o meio envolvente.

7 Quando a educadora organiza de modo atraente o espaço em que as crianças se movimentam, cria um ambiente favorável à aprendizagem promovendo o desenvolvimento da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com