Processo De Fabricaçaõ
Pesquisas Acadêmicas: Processo De Fabricaçaõ. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dirceuelix • 5/3/2014 • 1.818 Palavras (8 Páginas) • 308 Visualizações
PORTFÓLIO 01
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
...............................................................................................................................
Guarulhos
2013
WILLIAN RODRIGUES RUEDA
PORTFÓLIO 01
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso (Engenharia de Produção) da Faculdade ENIAC para a disciplina [Processos de Fabricação].
Professor José Benedito
Guarulhos
2013
.............................................................................................................
:: Portfólio 01
Entregar:
As perguntas e suas devidas respostas em forma de questionário: pergunta 1, resposta 1 e assim sucessivamente.
Devidamente identificado com o nome e o RA do aluno.Aprimorar o conhecimento do processo de Projeto de Fábrica nas organizações.
RA= 313372011
a) 3+1+3+3+7+2+0+1+1= 21
b) Digito da unidade=> 1
c) Código => 1
MECÂNISMOS DE FORMAÇÃO DE CAVACO
Cavaco é o termo utilizado para designar os pedaços de material removidos da peça durante o processo de Usinagem, promovido pela ação de uma ferramenta. Os cavacos são caracterizados pelo formato irregular, e podem ser contínuos e fragmentados, ocorrendo às vezes em padrões helicoidais, espirais, fitas ou lascas.
Cavacos longos e contínuos podem oferecer risco ao operador, prejudicar o acabamento da peça, prejudicar a lubrificação e refrigeração do sistema. Causam o aumento da força de corte e o aumento da temperatura, desgastando a ferramenta. Além disso, são difíceis de guardar e manusear.
Os fatores influenciados pela formação de cavaco são: desgaste de ferramenta, esforços de corte, calor gerado na usinagem, penetração do fluído de corte, etc. Assim estão envolvidos com o processo de formação do cavaco aspectos econômicos e de qualidade da peça, segurança do operador, utilização da máquina-ferramenta, etc.
O corte dos metais ocorre da seguinte maneira: O corte dos metais envolve o cisalhamento concentrado ao longo de um plano chamado plano de cisalhamento (zona primária de cisalhamento). O ângulo entre o plano de cisalhamento e a direção de corte é chamado de ângulo de cisalhamento. Quanto maior a deformação do cavaco sendo formado, menor o ângulo de cisalhamento e maiores os esforços de corte. Essa influência é marcante na usinagem de materiais dúcteis, muito sucetíveis à deformação.
A importância do controle da forma do cavaco é garantir que não existam problemas práticos durante a usinagem, sendo que estas anomalias podem implicar nas seguintes áreas: segurança do operador, possível dano à ferramenta e à peça, manuseio e armazenagem do cavaco e forças de corte, temperatura e vida útil da ferramenta.
Os tipos de cavacos são: Cavaco em fita, Cavaco helicoidal, Cavaco espiral, Cavaco em lascas ou pedaços. O cavaco em fita carrega consigo todos os inconvenientes já citados anteriormente. As outras formas de cavaco não tem inconvenientes mais sérios, dependendo do tipo de processo utilizado, Assim, por exemplo, o cavaco em lascas é preferido quando houver pouco espaço disponível, ou quando o cavaco deve ser removido por fluido refrigerante sob pressão, como no caso da furação profunda. Em fresamento frontal de faceamento, quando a remoção de material é elevada, prefere-se a formação de cavacos helicoidais, pois estes saltam fora do bolsão de armazenamento de cavaco entre os dentes da fresa, não gerando risco de entupimento desse espaço. Logicamente, não tem sentido definir-se as formas de um cavaco se ele é do tipo de ruptura. Este é sempre muito pequeno, em geral em forma de pó. Assim, a classificação apresentada se presta aos cavacos do tipo contínuo e de cisalhamento.
Capítulo 3
1. Quais os fatores influenciados pela formação do cavaco?
R: Os fatores influenciados pela formação de cavaco são: desgaste de ferramenta, esforços de corte, calor gerado na usinagem, penetração do fluído de corte, etc. Assim estão envolvidos com o processo de formação do cavaco aspectos econômicos e de qualidade da peça, segurança do operador, utilização da máquina-ferramenta, etc.
2. Como ocorre o corte dos metais?
R: O corte dos metais ocorre da seguinte maneira: O corte dos metais envolve o cisalhamento concentrado ao longo de um plano chamado plano de cisalhamento (zona primária de cisalhamento). O ângulo entre o plano de cisalhamento e a direção de corte é chamado de ângulo de cisalhamento. Quanto maior a deformação do cavaco sendo formado, menor o ângulo de cisalhamento e maiores os esforços de corte. Essa influência é marcante na usinagem de materiais dúcteis, muito sucetíveis à deformação.
3. Como se processa a formação de cavacos em condições normais de
usinagem?
R: A formação de cavacos em condições normais de usinagem se processa da seguinte
...