TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Fabricação

Trabalho Escolar: Processo De Fabricação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

Usinabilidade Definicao

Usinabilidade é um termo bastante usado no estudo dos processos de usinagem, e diz respeito tanto ao material da peça quanto ao da ferramenta, e às variáveis de processo envolvidas no corte dos metais. A complexidade e a importância desta propriedade pode ser observada pela simples análise das diversas definições encontradas na literatura. Segundo Ferraresi (1970), usinabilidade pode ser definida como uma grandeza tecnológica que expressa, por meio de um valor numérico comparativo (índice de usinagem), um conjunto de propriedades de usinagem de um material em relação a outro tomado como padrão. Trent, 1984, sugere que usinabilidade não é uma propriedade, e sim o modo do material se comportar durante a usinagem. Porém, a definição mais simples e que melhor se aplica foi apresentada por Mills e Redford (1983). Usinabilidade é a propriedade de um material que governa a facilidade ou a dificuldade com a qual este material pode ser usinado usando uma ferramenta de corte, que também sugerem que, na prática o termo usinabilidade tende a refletir os interesses imediatos do fabricante.

Fatores que influenciam

• Composição química

• Microestrutura

• Geometria da ferramenta

• Material da ferramenta

Principais fatores que influem na determinação da usinabilidade dos metais segundo Ferraresi (1970).

Devido aos vários parâmetros de processo e propriedades dos materiais que podem afetar a usinabilidade de um par ferramenta-peça, a determinação do índice de usinabilidade torna-se complexa, e seu uso deve ser criterioso pois um material que possui um índice de usinabilidade maior de acordo com determinado critério pode apresentar um comportamento completamente distinto quando outro critério for considerado. Além disso, a usinabilidade de dado material sob dada condição de corte também é fortemente influenciada pela ferramenta de corte usada. Assim sendo, para que o índice de usinabilidade encontrado seja plenamente utilizável, faz-se necessária a completa documentação dos ensaios e critérios empregados na sua determinação.

Influencia dos elementos de liga

De modo geral, os elementos de liga permitem um certo controle sobre as propriedades do material, por vezes condicionado a outras variáveis como tratamentos térmicos e mecânicos.

Os efeitos decorrentes da adição de alguns desses elementos nas propriedades dos aços são mais estudados e divulgados, devido especialmente a seu uso freqüente em projetos. No caso do efeito da adição de elementos de liga na usinabilidade dos aços, alguns elementos possuem pouca documentação, especialmente devido ao segredo industrial envolvido na maioria dos estudos.

Influencia dos processos

Alguns elementos adicionados aos metais, e seus efeitos na usinabilidade são: Enxofre, adicionado ao aço em teores que costumam variar entre 0,08 e 0,13% em massa, podendo chegar em algumas classes de aço, a 0,35%. O enxofre interage com o manganês, resultando na formação de precipitados de sulfeto de manganês (MnS). O MnS causa o aumento da usinabilidade dos materiais devido aos seguintes fatores ocorrência de uma camada de MnS, que adere à superfície de saída da ferramenta, reduzindo as forças de corte através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com