Processo De Usinagem
Casos: Processo De Usinagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 26/3/2014 • 1.252 Palavras (6 Páginas) • 1.091 Visualizações
Processos mecânicos de usinagem aplicados em peças específicas
Michele B. S. Pereira
Jailson F. Garcia
***
1. RESUMO
Os processos de fabricação mecânica por usinagem são muitos, e a correta seleção dos mesmos para a aplicação efetiva das peças é de extrema importância para sua qualidade, eficiência e eficácia durante sua vida útil. Neste relatório temos três peças (uma came, uma engrenagem e um suporte) com dimensões já estabelecidas, e o detalhamento para cada operação de usinagem para cada peça e etapa a serem executadas.
2. INTRODUÇÃO
Este relatório visa apresentar a execução teórica de processos de produção das peças came, engrenagem e suporte. Isso é obtido através da seleção correta de cada processo para se obter um resultado satisfatório.
3. PROCESSOS IDEAIS PARA A PRODUÇÃO DE CAME, ENGRENAGEM E SUPORTE
3.1 CLASSIFICAÇÕES DE PROCESSOS
Pela classificação quanto ao processo de remoção de material, temos que a categoria do processo de fabricação é convencional; quanto à geometria da ferramenta de corte, temos as de geometria definida; quanto a finalidade de operação de corte é a de desbaste, em que a usinagem anterior ao acabamento, visa obter na peça a forma e dimensões próximas das finais.
3.2 PARÂMETROS
3.2.1 CAME
Altura/Espessura: 65 mm
Raio de deslocamento: 78 mm ( partindo do centro do furo)
Diâmetro principal: 100 mm
Diâmetro do Furo: 26 mm
3.2.2 ENGRENAGEM
Diâmetro externo: 152 mm
Altura/Espessura: 50 mm
Diâmetro do Furo: 24 mm
Tipo Dentes: Retos
Modulo: 8 mm
Nº Dentes: 17
3.2.3 SUPORTE
Altura: 51 mm
Largura: 60 mm
Espessura: 20 mm
Diâmetro do Furo: 20 mm
Distância do furo até a base: 31 mm
4. PROCESSOS UTILIZADOS PARA A OBTENÇÃO DAS PEÇAS
4.1 CAME
TORNEAMENTO
Processo mecânico de usinagem para a obtenção de superfícies de revolução com o auxílio de uma ou mais ferramentas monocortantes. No caso da peça came, por ter uma forma arredondada, porém não regular, o processo de torneamento com placa lisa ou cantoneira é o mais indicado para o início da operação de usinagem. Após este tipo de torneamento, o faceamento também será necessário, pois a peça constitui de um relevo cilíndrico.
ALARGAMENTO CILÍNDRICO DE DESBASTE
Esse processo de fabricação permite furos cilíndricos na peça e, no caso da came pretendida é o processo seguinte ao torneamento.
APLAINAMENTO DE RASGO DE CHAVETA
Podemos observar na peça, mais especificamente na parede do furo, um vazado, este pode ser obtido através do processo de aplainamento de rasgo de chaveta. Esse processo mecânico destina-se à obtenção de superfícies regradas, geradas por um movimento retilíneo da ferramenta ou da peça.
4.2 ENGRENAGEM
TORNEAMENTO
O primeiro passo para a obtenção de uma engrenagem é o torneamento através do faceamento.
O torneamento por faceamento ocorre quando se tem um torneamento retilíneo (no qual a ferramenta se desloca numa trajetória retilínea).
FURAÇÃO DE CENTRO
O Próximo processo, denominado furação de centro, é necessário para a precisão da próxima operação. No exemplo da engrenagem, o furo antecede o furo alargado.
FURO ALARGADO
Nesse processo, a engrenagem é submetida a outro furo, todavia, este terá o diâmetro interno desejado.
FRESAMENTO (FRESA DE PERFIL CONSTANTE)
A última etapa do processo de fabricação de uma engrenagem constitui no fresamento. Nessa fase os dentes retos são feitos com uma fresa de perfil constante.
4.3 SUPORTE
TORNEAMENTO
Como o suporte é uma peça com formas específicas, o primeiro processo de fabricação para sua obtenção é o torneamento com placa lisa ou cantoneira que permite esse tipo de peça por ser totalmente ajustável a ela.
FURAÇÃO
Aa peça suporte possui três furos, logo, o processo de usinagem mecânica requerido é o de furação.
ALARGAMENTO CILÍNDRICO DE DESBASTE
Verifica-se a existência de um furo (o de maior diâmetro) com uma abertura lateral, para este furo o processo de alargamento é o mais indicado.
FRESAMENTO
Para a abertura lateral do furo, o fresamento é o processo mecânico apropriado. Nota-se que a sequência dos processos tem sua devida importância para a fabricação das peças, pois facilita a execução das etapas e do acabamento.
5. MAPA DE PROCESSOS
Imagem
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Processos de Fabricação por Usinagem parte 1 (Apostila em PDF)- Prof. Dr. José João de Souza, 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia - Departamento de Engenharia Mecânica. Disponível no link: http://chasqueweb.ufrgs.br/~ajsouza/ApostilaUsinagem_Parte1.pdf (último acesso em 28/02/2014 às 03:10hs )
Fundamentos da Usinagem de Metais - FERRARESI, Dino - 1970. Editora Edgard Blucher LTDA .
...