Processo Decisorio
Exames: Processo Decisorio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zfernanda • 14/11/2014 • 874 Palavras (4 Páginas) • 254 Visualizações
Processo Decisório
O processo de se tomar uma decisão vai das identificações de uma situação (problema/oportunidade) até a escolha da prática de uma ação ou solução. Quando esta é colocada em prática, o ciclo se encerra gerando uma nova situação. As decisões podem ser programadas (rotineiras, sem necessidade de diagnóstico) ou não programadas (situações de cunho estratégico, que a empresa está enfrentando pela primeira vez e que admitem várias soluções).
Quanto ao processo de solução de problemas, tem-se primeiro a identificação do problema (ou oportunidade), o diagnóstico desta, que gera alternativas de solução. A partir disso, escolhe-se a melhor alternativa e faz-se o controle, avaliando a decisão tomada.
Para cada parte do processo decisório, existem ferramentas que, quando aplicadas, facilitam aos administradores nas tomadas de decisões mais lógicas possíveis e com mínimo de probabilidade de erro. São estas:
Identificando problema/Diagnóstico
Diagrama de Ishikawa - Conhecido como espinha de peixe, é um gráfico que tem por finalidade analisar as possíveis causas de um problema/oportunidade. Em geral, sua estrutura apresenta quatro tipos de causas, o que faz essa técnica se conhecida como 4M.
Principio de Pareto – Conhecido como princípio 80-20, focaliza o menor número de causas possíveis como fator responsável à maioria dos problemas de uma empresa. Estabelece prioridades entre os vários problemas/oportunidades que a empresa se depara no dia-a-dia.
Gerando alternativas
Brainstorming - Conhecido como chuva de ideias, tem como finalidade a liberdade de expressão e a reação em cadeia. Nesse modelo, todos os participantes dão ideias e sugestões e somente após isso é que as alternativas são avaliadas e criticadas.
Brainwriting – Semelhante ao brainstorming, os participantes expressam suas ideias, porém por escrito em uma folha de papel e estas são constantemente trocadas até o momento em que se esgotam as alternativas. Só a partir disso é que temos a avaliação e crítica dessas sugestões.
MPDO - Método de delineamento de problemas organizacionais - É a geração de alternativas através do que se pode fazer para resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade. Identificam-se as variáveis (o que se pode alcançar), os efeitos desejados (o que se quer alcançar) e os parâmetros (o que não se pode mudar).
Escolhendo alternativas
Análise de vantagens e desvantagens – Através das alternativas, procura-se analisar o que é viável e o que não é vantajoso a essa decisão.
Árvore de decisões – Permite visualizar todos os resultados das decisões que podem ser tomadas para lidar com situações incertas.
Análise do campo de forças - Tem como objetivo organizar ideias a respeito de forças que favorecem ou dificultam uma solução.
Ponderação de critérios – Todas as alternativas são avaliadas por meio de critérios (implícitos ou explícitos). Analisa-se o peso de cada critério e faz-se o somatório, a fim de encontramos o modelo de decisão ideal àquela situação.
Avaliando a decisão
O processo se encerra com a tomada de decisão e com a avaliação de seus efeitos. A partir disso, reinicia-se
...