Processo Fabricação Vulcanização
Artigos Científicos: Processo Fabricação Vulcanização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sergiomorijr • 7/11/2014 • 257 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
A BORRACHA
A borracha natural é um polímero (macromolécula) formado a partir de moléculas de isopreno (metilbut-1,3-dieno), obtida por meio da extração do látex.
PROCESSAMENTO DO LÁTEX
Esse látex é coado e recebe a adição de amônia (NH3) para conservá-lo e também de vários ácidos ou sais conservantes para que ele passe por um processo de coagulação e separe-se do líquido, formando uma massa branca pastosa, que é moída e processada para remover possíveis contaminantes e secar.
LIMITAÇÕES DA BORRACHA
No entanto, a borracha, dessa forma crua, apresenta algumas características indesejáveis para a sua utilização pela indústria, como baixa resistência à tração, solubilidade em solventes orgânicos, facilidade de ser oxidada e baixa resistência ao calor e à variação de temperatura, pois, em dias quentes, ela fica mole e pegajosa, enquanto, em dias frios, ela fica dura e quebradiça.
Devido a essa deficiência na borracha crua, podemos contar com o processo de vulcanização da borracha.
DESCOBERTA DA VULCANIZAÇÃO
Esse Processo foi descoberto incidentalmente em 1839 por Charles Goodyear, que era realmente fascinado com a ideia de tornar a borracha imune às mudanças de temperatura. Assim, certo dia, depois de várias tentativas, Goodyear deixou sem querer uma mistura de borracha e enxofre cair sobre o fogão quente. Ele notou que a borracha não chegou a derreter, mas apenas queimou um pouco.
Desse modo, ele percebeu que a adição de enxofre à borracha a torna mais resistente. Goodyear batizou esse processo de vulcanização, em homenagem ao deus grego do fogo, Vulcano. Goodyear patenteou esse processou e determinou também a temperatura e tempo de aquecimento ideal para estabilizar a borracha.
...